Bollywood | A maior indústria cinematográfica do mundo

Bollywood | A maior indústria cinematográfica do mundo

A sede de Bollywood, fica na cidade de Mumbai, (Bombaim) na Índia, por isso o nome (Bombaim+Hollywood). Para entendermos melhor como Bollywood — a única indústria cinematográfica independente — cresceu tanto e é a mais lucrativa do mundo, precisamos voltar no ano de 1912, quando o primeiro filme indiano de longa-metragem foi produzido. Depois disso, ao longo dos anos, o cinema indiano teve algumas mudanças e alterações. Como a introdução da dança e da música em quase todas as suas produções. Nos anos 70, as produções focaram mais em questões sociais, expunham a insatisfação com o governo e com os altos índices de violência. E em seguida, Bollywood percebeu que temas sobre o cotidiano de famílias indianas, faziam muito mais sucesso do que somente ficção.

Romance e comédia são os temas mais comuns no cinema bollywoodiano, apesar de 99% do que é produzido, não conter cenas de beijos escandalosos e nem de sexo. A cultura indiana é muito reservada e tradicional, embora muitos aspectos dessa cultura ter sofrido algumas mudanças, o país infelizmente é muito machista e conservador. Até filmes de outros países, quando passados nos cinemas da Índia, são editados para que as cenas mais picantes sejam removidas. O filme 50 Tons De Cinza (2015), por exemplo, foi proibido de ser reproduzido nos cinemas da Índia.

Desde o seu início, os filmes de Bollywood sempre tiveram um bom público, mas foi na década de 90 que o governo e alguns executivos, perceberam o quão lucrativo para o país era essa indústria. Sendo assim, muito dinheiro foi investido, fazendo Bollywood decolar e produzir cerca de 1.500 filmes por ano. Entre abril de 2016 à março de 2017, 1.986 filmes foram produzidos em 43 idiomas indianos diferentes.

Confira também:

Vamos então para a parte mais importante. Muitos se perguntam se os filmes indianos são legais, se vale a pena assistir, e se sim, o que assistir?

E então, para responder essas perguntas, o QN fez uma lista inédita para vocês, contendo cinco filmes indianos. Cada um sobre um assusto e gênero diferente.

Queen

Queen (2013) é a história de um casal indiano bem tradicional, com casamento marcado e todos os preparativos prontos. Mas, o noivo decide desistir do casamento alguns dias antes, sem motivo nenhum. Com a lua-de-mel paga e agendada, a noiva (Queen) decide viajar sozinha para a Europa, onde ela inicialmente tinha planejado de ir com seu noivo. No entanto, o que faz a história ser bem cativante, é que Queen, é uma garota que nasceu em uma pequena vila na Índia e, agora está sozinha em países forasteiros, sem nem saber falar inglês. Você vai se divertir muito com Queen e as amizades que ela construirá ao longo do caminho.

Queen – 2013

Mary Kom

Esse é um filme baseado em história verídica, sobre uma lutadora de boxe indiana. No papel principal, temos a famosa atriz indiana, Priyanka Chopra Jonas. Mary Kom (2014) sempre gostou de lutar, mas no seu país é bem difícil para as mulheres seguirem essa carreira. E então, Mary Kom precisa enfrentar uma série de obstáculos enquanto luta contra todo o machismo de seu povo. Sua família desaprova totalmente essa decisão, tornando a batalha de Mary Kom duas vezes mais difícil. Um drama muito emocionante sobre superação e sobre como é difícil, mas não impossível, conseguir o que queremos.

Mary Kom – 2014

Zindagi Na Milegi Dobara

Três amigos de escola tinham um acordo, eles fariam uma viagem para a Espanha por algumas semanas antes de se casarem. Sendo que, cada um escolheria uma aventura pela Espanha, mas os três não poderiam saber o que cada um escolheu. E então, ao longo da viagem, alguns problemas surgem e eles precisam fazer o melhor para não estragar essas férias. Nesse filme (2011), os velhos amigos de escola vão embarcar em uma aventura arriscada e muito engraçada de assistir.

Zindagi Na Milegi Dobara – 2011

Kabhi Khushi Kabhie Gham

A tradução de Kabhi Khushi Kabhie Gham (2001) é, às vezes feliz, às vezes triste, o que faz muito sentido com a história do filme. Ao contrário dos outros filmes, este é um drama indiano mais antigo, sobre uma família indiana bem tradicional, onde o marido é o chefe e todos devem fazer o que o pai da família diz ser certo. Entretanto, um dos filhos da família, decide se casar com uma mulher, mesmo não tendo a aprovação do pai. No elenco temos alguns atores indianos bem famosos, como Amitabh Bachchan, Hrithik Roshan e Shah Rukh Khan.

Kabhi Khushi Kabhie Gham – 2001

Pink

Amitabh Bachchan, quem está em muitos filmes indianos e, é considerado um dos melhores atores da Índia, interpreta um advogado já aposentado. Quando três garotas, vizinhas do advogado, são molestadas por um grupo de homens. Um desses homens, é o sobrinho de um político com muito poder, ou seja, as chances de ele pagar por seus crimes são poucas. Mas, as três garotas resolvem processá-los mesmo assim, e pedem ajuda do seu vizinho advogado. O filme (2016) pode ser bem revoltante e triste. Mas, infelizmente esses acontecimentos são mais que comum na Índia.

Pink – 2016

Todos os filmes citados, estão disponíveis na Netflix Brasil. E, além disso, a Netflix possui uma área específica na plataforma de streaming, com diversos filmes de Bollywood. Acesse aqui para saber mais!

Não deixe de seguir o QN no instagram e no twitter!

Veronicca Fernandes
Estudante de jornalismo, vegetariana e redatora d'O Quarto Nerd. "Livros muitas vezes são melhores companhias do que pessoas"