Crítica | Suburbanos quer representar o povo, mas representa preconceito e estereótipos disfarçados com humor

Todo obra possui para a sociedade um impacto, seja positivo, ou negativo. E Suburbanos que carrega o peso de “comédia leve para família” faz piadas com os estereótipos de pessoas pobres e preconceitos que as mulheres sofrem. Assim, o principal é interpretado por Rodrigo Sant’Anna, que vive Jefinho, motorista de van, mas deseja mesmo é continuar seu sonho como cantor e lançar seu grupo de pagode, quando sua mãe está com um pedido de despejo, e sua mulher pode estar grávida.

Irei agora te dar uma breve introdução de dois personagens.

Um homem de periferia, que possui dificuldade em escrever seu nome e é retratado com pouquíssima educação. Ainda, que trabalhando em um emprego de limpador de piscina, tem um caso segredo com sua patroa, que sente fetiche “nas mãos calejadas e nas unhas sujas dele”. Além disso, possui uma namorada, de periferia, negra, que houve muito que é louca e histérica?

E que tal colocar ela passando por situações em que ela seria confundida com uma prostituta mais de uma vez no filme. E mais, tentaria se passar de cantora convidado para uma festa dentro da casa de pessoas ricas, mas não conseguiria, e quando mudando para tentar se infiltrar como doméstica, passaria sem problemas. Você chamaria isso de comédia? A pergunta é para quem?

Veja também

O impacto que pode causar nas pessoas

Você se lembra do personagem mais famoso da carreira de Rodrigo Sant’anna do Zorra Total, ser denunciado de racismo? Vou te lembrar. Para fazer a Adelaide, Rodrigo fazia black face, e sua personagens sempre estava no metro pedindo por dinheiro. Infelizmente, não bastava a caracterização da mulher negra ser racista, com narizes largos, faltando dentes, a personagem entregava a comédia sendo extremamente sem modos, e com baixíssima educação, falando errado e gritando.

Assim, mais uma vez, em Os Suburbanos, com a única diferença de não possuir a exagerada caracterização forte, as mesmas histórias são contadas. Para serem “cómicas” e descontraídas.

O UOL deu a noticia em 2019 de várias pessoas e ONGS que denunciaram o Zorra de racismo, mas, infelizmente o processo não foi para frente, e não se sabe muita coisa. Mas, podemos ressaltar que Rodrigo Sant’anna na época, preferiu não se manifestar sobre o caso, e vem fazendo personagens caricaturados, com a desculpa de ser apenas um humorista fazendo seu trabalho.

Eu ficaria muito feliz em escrever uma crítica positiva de um filme brasileiro, que não são tão valorizados como deveriam em detrimento dos filmes estrangeiros. Porém, Os Suburbanos é o grande empecilho. O filme na minha opinião é um besteirol forçado, e desrespeitoso. Mas, daqui a pouco sai uma crítica do filme Duetto de Vicente Amorim, estrelado por Marieta Severo e Elisabetta De Palo, então fiquem ligados.

Você sabia que o filme é baseado na série Os Suburbanos da GloboPlay? Você já assistiu? Conta pra gente sua opinião! E não esquece, segue O Quarto Nerd nas redes sociais para não perder nenhuma notícia.

Crítica

Título:   Os Suburbanos

Direção:  Luciano Sabino

Roteiro:  Junior Figueiredo

Elenco:   Babu Santana, Isabelle Marques, Tadeu Mello, Rodrigo Sant’anna, Carla Cristina Cardoso.

Nota:   0/5

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.