Por quase 60 anos, o escritor, publicitário, produtor, diretor, empresário, ator e editor chefe da Marvel Comics, Stan Lee criou personagens queridos e histórias que atravessaram gerações.
Então, conheça um pouco de como tudo começou, no dia em que completaria 100 anos:
Como tudo começou:
Stanley Martin Lieber nasceu em Manhattan, Nova York, em 28 de Dezembro de 1922, o mais velho dos dois filhos de um casal judeu romeno.
Já sabendo ler, o garoto se encanta por A Pimpinela Escarlate, o que seria sua principal influencia para suas histórias.
Em 1939, Stan tentou ingressar no exercito, contudo, não conseguiu, o que o fez tomar outro rumo, trabalhando em uma gráfica, se tornou editor-chefe com um pouco mais de 19 anos.
Timely Comics e a Guerra
Posteriormente, o escritor entrou, com a ajuda de seu tio, na Timely Comics, uma editora que publicava Pulp Magazines ( livreto com histórias de ficção, principalmente ficção cientifica e horror).
Em 1941, no ápice da Segunda Guerra Mundial, publica seu primeiro quadrinho autoral: Capitão América, assinado com seu pseudônimo: Stan Lee.
Eventualmente, Lee entra na guerra consertando telegrafos, mas troca de departamento, e começa a criar manuais, filmes educativos, slogans e cartoons.
Entretanto, ainda que na Guerra, Stan Lee recebia cartas perguntando como a gráfica deveria proceder com novos personagens e o sucesso que estava fazendo.
Veja também:
- Crítica | Glass Onion: Um Mistério Knives Out, é maior, é melhor e é único
- Pantera Negra 2 | Diretor revela roteiro original da continuação
Era de Ouro e os anos 50
Com o fim da guerra, Stan retorna à Timely Comics, onde trabalha com seus colegas Jack Kirby, Joe Simon e outros, lançando histórias de Namor, Namora, Capitão América, Tocha Humana e outros, alavancando diversos sucessos.
Já com o nome de Atlas Comics, a Timely também lança Hellcat, mas com a censura dos anos 50, a editora começa a focar em histórias de outros gêneros e adaptando alguns arcos, para ficarem mais ‘amigáveis’.
Marvel Comics e mais sucessos
Felizmente, no começo dos anos 60, a Atlas Comics sai de cena e começa a se chamar Marvel Comics, entrando assim na Era de Prata dos quadrinhos.
Sendo assim, a nova década inicia com novos personagens de Lee: Quarteto Fantástico, Homem- Aranha, Natasha Romanoff, e a primeira reunião dos Vingadores.
Além disso, os primeiros mutantes também são criados por Lee e Jack Kirby, como Magneto, Scott Summers, Jean Gray e outros marcariam a história.
Em resumo, não esqueçam de seguir O Quarto Nerd no Twitter e no Instagram para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações