Do Brasil para o mundo, a CCXP — anteriormente conhecida como Comic Con Experience — revolucionou o mercado de eventos de cultura pop. Agora, caminhando para a sua 9ª edição, a CCXP22, as duas últimas realizadas on-line, o evento caiu no gosto de muitos brasileiros novos neste assunto.
Seja em infraestrutura, atrações, convidados ou ativações, a CCXP ganhou notoriedade mundial pelo sucesso de evento que entrega anualmente e, com dezembro chegando, O Quarto Nerd reuniu as
principais informações sobre o maior evento de cultura pop do ano para ninguém ficar de fora do épico.
Poder estar lá dentro andando já é algo que me dá muita vontade de que chegue logo a CCXP desse ano.
Mariana Colovati
Onde tudo começou
O evento já atraiu mais de 1.2 milhão de pessoas, somando apenas as edições presenciais em São Paulo, mas seu começo foi difícil. Criada em 2014 pela junção de forças entre Ivan Costa, fundador da Chiaroscuro Studios, e o Omelete, a CCXP foi idealizada após ambos quererem uma versão da San Diego Comic-Con (SDCC) no Brasil, ideia encarada com muita resistência do público, marcas e estúdios.
Sob descrença, o anúncio da primeira edição do evento aocnteceu em 25 de janeiro de 2014 para dezembro do mesmo ano. Assim, inicialmente o evento foi projetado para ocupar apenas metade do espaço da SP Expo, localizado na zona sul da capital paulista. No entanto, a demanda foi tão alta que o festival utilizou a capacidade total na época (40 mil m²) e atraiu 97 mil espectadores.
No entanto, a CCXP estava apenas começando. Depois de mudar o mercado nacional, mostrando que existe um público brasileiro consumidor de cultura pop, a edição presencial mais recente ocupou um espaço de 115 mil m², com ativações de 15 estúdios e plataformas de streaming, 35 lojas especializadas em produtos com temática geek e 55 marcas que, segundo estimativa dos organizadores, tiveram faturamento de R$ 52 milhões. Desde a primeira edição, o público quase triplicou, reunindo 280 mil pessoas e destacando o evento no cenário do entretenimento mundial.
Confira também:
Depois de São Paulo, a CCXP expandiu os horizontes, com a primeira edição fora da capital paulista ocorrendo em 2017: a CCXP Tour, em Pernambuco. Em 2019, a CCXP chegou à Alemanha. Já em 2020, o evento realizou sua primeira edição 100% digital, a CCXP Worlds, que foi mantida em 2021.
Portanto, para 2022, as expectativas dos organizadores são altas, prometendo ‘a maior CCXP de todos os tempos’, aflorando a nostalgia das edições anteriores em seu público fiel e garantindo o épico para os que vão pela primeira vez.
Voltando à capital após dois longos anos, a CCXP22 acontece de 1 a 4 de dezembro e já está com seus ingressos no último lote, com algumas modalidades de ingressos esgotadas. Para Mariana, de 22 anos, que já está com credencial comprada para o seu 9º ano de CCXP, isso não vem como uma surpresa. “Sempre tem os dias que esgotam muito rápido, já estou acostumada. É legal ver que um evento tem essa confiança do público para esgotar um dia sem nem ter divulgado nada ainda”, conta.
Garantindo um evento de sucesso como nos anos anteriores, o festival contou justamente com pessoas
como a Mariana para criar a vontade de participar naqueles que ainda não foram em uma edição. “Acredita que até esperar na fila para entrar no auditório de sábado é algo divertido? Amo andar por todo o evento, ir em todos os estandes, pegar brindes e participar de gincanas, ir ao Artist’s Alley e conhecer os artistas que gosto tanto e ver os cosplayers e o quão talentosos são”, comenta a veterinária.
Confira também:
Além disso, a ansiedade para muitos é tamanha que apenas lembrar que o mês de Dezembro está chegando já é motivo de felicidade. “Os dias antes do evento que preciso arrumar a mochila, correr no mercado e conferir mais de mil vezes que peguei a credencial já são emocionantes”, relembra Mariana.
Assim, contando com essa fidelidade dos fãs, a CCXP22 conseguiu atrair muitas pessoas que estão indo pela primeira vez, como a Isabella, de 22 anos, que sairá do Rio de Janeiro para conhecer o evento. “A possibilidade de ver algum artista que eu curta, as ativações das marcas e experiência com o mundo geek que eu gosto me fizeram querer ir a essa edição”, conta.
Já para Bruna, de 22 anos, a oportunidade de estar em um ambiente onde todos ali gostam das mesmas coisas já é emocionante. “Espero sair de lá tendo conhecido muita gente que ama as mesmas coisas que eu, tendo visto coisas que só vi na internet e muito inspirada”, diz. Seja a sua primeira vez ou a 9ª, a CCXP desperta algo em comum em todos: a vontade de viver o épico. E isso ela já é conhecida por entregar.
Aliás, o que você espera para a CCXP22? Deixe nos comentários. No entanto, não esqueça de nos seguir nas redes sociais para a cobertura completa da CCXP22!