Crítica | “Invasão Secreta” é um bom suspense, mas repete erros das séries antecessoras

Lançada no início do mês e com episódios semanais que encerraram em 26/07, "Invasão Secreta" foi, sem dúvida, uma das séries mais esperadas deste ano no Disney+ desde que foi anunciada.

Lançada no início do mês e com episódios semanais que encerraram em 26/07, “Invasão Secreta” foi, sem dúvida, uma das séries mais esperadas deste ano no Disney+ desde que foi anunciada.

De acordo com a sinopse oficial, a série acompanha Nick Fury de volta à Terra para tentar conter os Skrulls rebeldes que estão tentando dominar o planeta. No entanto, ele precisa ter cuidado, pois qualquer pessoa pode ser um deles. Confira o trailer abaixo disponível no Youtube:

Veja também:

Critica

Primeiramente, “Invasão Secreta” chegou com expectativa pelos fãs ansiosos para ver a história dos quadrinhos na tela. A adaptação não é totalmente baseada nas HQs, mantendo os personagens principais da saga. Mas não é uma decepção total, lembrando alguns clássicos como ” Identidade Bourne (2002)”, a série “24 Horas (2001-2010)”.

Ali Salim faz um otimo trabalho coordenando e mantendo os personagens dinâmicos, contudo, a fotografia (mesmo em um paleta escura para dar mais tensão) se destaca em si, com enquadramentos precisos que dão mais tensão para a cena, como por exemplo o super-close do desespero na cena da tortura na câmera fria ou quando o Skrull Rhodey recebe um tiro na cabeça.

Falando um pouco sobre o roteiro em si, Kyle Bradstreet cria uma trama tensa, repleta de elementos de espionagem e, em certo ponto, violência. Essa abordagem também poderia ter funcionado em outras tramas da Marvel que precisavam disso, como foi o caso de ‘Viúva Negra‘ (2021), mas que não tiveram a oportunidade. Acredito que o que chegamos mais próximo de experimentar essa atmosfera foi com ‘Capitão América: Guerra Civil’, lá em 2016. Contudo, não é exatamente a mesma coisa que vemos aqui, considerando toda a expectativa criada para adivinhar quem são os Skrulls.

ELENCO e ATUAÇÃO na série

Já sobre o elenco de Invasão Secreta, todos os elogios vão para Olivia Colman, que chega ao UCM como Sonya Falsworth. Com uma personagem ao mesmo tempo carismática graças ao seu jeito sádico e exagerado, ela se destaca como uma das melhores adições feitas, especialmente nas cenas da tortura.

Kingsley Ben-Adir também merece elogios como o vilão Gavik. Sua atuação impecável e diálogos profundos o tornam um personagem que consegue se manter constante do início ao fim da trama. Além disso, Samuel L. Jackson retorna como Nick Fury daquele mesmo jeito que conhecemos e que nos encanta desde sua primeira aparição. E para encerrar, Emilia Clarke como Gi’ah tem uma das melhores reviravoltas da série ao se tornar uma Super-Skrull, assim como a revelação de que Rhodey era um alien.

Os erros de ‘Invasão Secreta’

Infelizmente, a série não trás apenas coisas boas mas também trás o velho erro de querer correr com as coisas para se encaixar na mitologia já estabelecida nos anos anteriores, assim como aconteceu em ‘WandaVision (2021)’ . Isso pode ser visto principalmente no ultimo episódio, ‘Lar‘ onde dá pra perceber muita informação, ritmo frenético e poucas respostas, como por exemplo ‘Quando Rhodey foi substituído?’ e ‘Como Fury pegou amostrar de todos?’

Os efeitos especiais (VFX) também não foram lá dos melhores, assim como os das ultimas produções: A falta de qualidade da renderização de movimentos e dos poderes durante a batalha final entre Gi’ah e Gravik se tornou mais uma bagunça de CGI do que ver propriamente os atores em cena.

Conclusão

Em suma, “Invasão Secreta” tem uma premissa interessante, mesmo que longe de sua contraparte nos quadrinhos, com atuações excelentes e trama misteriosa e chocante. Contudo, comete os mesmos erros de outras produções, fazendo que acabe tropeçando e caindo no mesmo ponto.

Título:    Secret Invasion / Invasão Secreta

Showrunners: Samuel L. Jackson, Kevin Feige, Kyle Breadstreet, Ali Salim, Louis D’Esposito

Criador:    Kyle Breadstreet

Elenco:  Samuel L. Jackson, Olivia Colman, Emília Clarke, Kingsley Ben-Adir, Ben Mendelson

Nota:    3.5 /5


Então, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para acompanhar mais conteúdos.

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Natália Vieira
Nerd desde sempre, ama gatos e amante das artes visuais. Formada em Tecnologia da Informação, já leu muito livro e gosta de histórias bizarras e magicas