Time de VFX da Disney começam processo de sindicalização

A equipe de Efeitos Visuais (VFX) que dá vida aos filmes da Disney está trilhando um caminho histórico em direção à sindicalização. Recentemente eles entraram com um pedido oficial junto à Junta Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB). Atualmente mais de 80% dos 18 membros da equipe interna de Efeitos Visuais da Disney mostram interesse e apoio à sindicalização.

Com isso, abre-se uma eleição para, enfim, ver se há a maioria para formar um sindicato. Este movimento acontece logo após profissionais de Efeitos Visuais da Marvel tomarem a mesma decisão, na semana anterior, em 21 de agosto. Essa é a segunda vez que os profissionais de Efeitos Visuais se unem para reivindicar as mesmas proteções e direitos de seus colegas. Os profissionais podem votar até o dia 11 de Setembro, pois no dia seguinte ocorre a contagem dos votos.

Mark Patch, organizador de Efeitos Visuais da International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE), divulgou um comunicado enaltecendo a coragem dos trabalhadores.

Confira também:

Hoje, os corajosos profissionais de Efeitos Visuais da Walt Disney Pictures superaram décadas de medo e silêncio que nos privaram de voz no ambiente de trabalho. Com uma imensa maioria exigindo mudanças no status quo dos Efeitos Visuais, fica claro que nossa luta vai além de um único estúdio ou corporação. Trata-se de todos os profissionais da indústria de Efeitos Visuais utilizando as ferramentas à nossa disposição para nos elevarmos e trilharmos um caminho mais promissor para o futuro” afirmou.

Não é apenas uma atitude louvável por parte destes profissionais de Efeitos Visuais, é uma revolução” acrescentou. “A ação coletiva contra as práticas atuais representa uma mudança significativa neste momento crucial da nossa indústria. O coro unido clamando por transformações é sem precedentes e evidencia que nosso movimento vai além de qualquer empresa, sendo um marco para dignidade, respeito e justiça.

Por que os profissionais de Efeitos Visuais da Disney querem sindicalizar?

Os profissionais de Efeitos Visuais não tinham sindicato desde os primórdios, quando os efeitos especiais foram usados nos filmes originais de Star Wars nas décadas de 1970 e 1980. Agora, eles estão tomando medidas para mudar essa realidade. Juntos, eles buscam salários condizentes com suas horas de trabalho, assistência médica adequada, benefícios de aposentadoria e os mesmos direitos e proteções desfrutados pelos colegas que já fazem parte do sindicato IATSE.

Essas demandas refletem os crescentes apelos por melhorias na indústria de Efeitos Visuais. Se a maioria destes profissionais optar pela sindicalização, o estúdio terá que iniciar negociações sérias para estabelecer um contrato que contemple esse grupo de trabalhadores.

Mas e você, está acompanhando a greve de Hollywood? Conte para a gente nos comentários.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias.

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Carol Prado