Semana do Orgulho LGBTQIAP+ | Biografias e Documentários para você conhecer mais histórias da diversidade

Na Semana do Orgulho LGBTQIAP+, o QN separou uma lista com 5 produções dos cinemas e de documentários para você conhecer um pouco mais da personagens e pessoas que marcaram a história da diversidade.

Na Semana do Orgulho LGBTQIAP+, o QN separou uma lista com 5 produções dos cinemas e de documentários para você conhecer um pouco mais da personagens e pessoas que marcaram a história da diversidade.

1- Ligue Djá : O Lendário Walter Mercado (2019)

Walter Mercado foi uma das primeiras pessoas de gênero fluido a ganhar destaque na televisão, já nos anos 70.

Com seu programa sobre signos e mediunidade, o porto-riquenho se tornou um ícone na televisão e, consequentemente, na cultura popular. O documentário “Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado” conta a história de sua ascensão e, posteriormente, sua saída dos holofotes nos anos 90. Infelizmente, o médium faleceu poucos dias antes da estreia do documentário.

O documentário cativante está disponível para streaming na plataforma Netflix.

2- Meninos Não Choram (1999)

O drama biográfico “Meninos Não Choram” narra a emocionante história da curta vida de Brandon Teena, um jovem transexual que, infelizmente, foi covardemente abusado e morto por dois de seus colegas na véspera de Ano Novo de 1994. Esse trágico evento chocou a sociedade e, além disso, destacou a importância da luta pelos direitos e segurança da comunidade LGBTQIAP+.

O longa está disponível no Star+.

3- Milk: A Voz da Igualdade (2008)

O primeiro homem abertamente gay a ocupar um cargo público nos Estados Unidos, Harvey Milk, se tornou uma das principais figuras na luta pelos direitos LGBTQIAP+. No entanto, infelizmente, o deputado foi tragicamente assassinado junto com um colega por outro membro do gabinete.

O filme “Milk: A Voz da Igualdade” retrata toda a vida de Harvey Milk, desde sua incansável luta pelos direitos LGBTQIAP+ até seu trágico assassinato. Com um elenco estelar, que inclui Sean Penn, Josh Brolin, Emile Hirsch e Diego Luna, o longa-metragem está disponível no serviço de streaming Star+.

Veja também:

4- Madame Satã (2002)

Sem dúvida, uma das figuras mais icônicas e polêmicas da vida noturna carioca do século XX, Madame Satã merece um lugar de destaque nesta lista.

Nesse sentido, o filme de 2002, dirigido por Karim Aïnouz retrata a vida de João Francisco dos Santos, cuja persona noturna se transformava na famosa drag queen da Lapa. A história de Madame Satã está disponível para streaming na plataforma Globoplay.

5- Gia: Fama e Destruição (1998)

Gia Carangi, uma das principais modelos bissexuais dos anos 80, alcançou o sucesso nas passarelas e trabalhou com marcas renomadas como Versace e Yves Saint Laurent. Infelizmente, sua vida foi interrompida precocemente aos 26 anos.

Em 1998, Angelina Jolie assumiu o papel de Gia Carangi para retratá-la nas telas do cinema. O filme está disponível na HBOMAX e conta a história dessa icônica modelo.

Então: Já assistiu algum dessas produções? Em resumo, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para acompanhar mais conteúdos da Semana do Orgulho LGBTQIAP+.

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos AQUI.

Natália Vieira
Nerd desde sempre, ama gatos e amante das artes visuais. Formada em Tecnologia da Informação, já leu muito livro e gosta de histórias bizarras e magicas