Nerds na música | Artistas e bandas que já viraram referências no universo geek

Atualmente, James Gunn acertou em cheio no coração do nerd quando apostou na trilha sonora da produção dos Guardiões da Galáxia nos três filmes. Mas, não é de hoje que os fãs se interessam e se apegam as trilhas sonoras dos seus filmes, séries e sagas preferidas. Os fãs de Star Wars, e sua paixão pelo compositor John Williams, sabem muito bem disso.

Então, nós do QN na Semana do Orgulho Nerd, decidimos trazer uma lista dos maiores músicos que já viraram referências nerds e você nem sabia.

Sem mais enrolações, confira a lista de artistas solos, bandas e suas músicas, que conquistaram um espaço no universo geek. Seja por representarem referências nerds em suas composições, ou por suas músicas estarem presentes na trilha sonora de filmes ou séries.

John Williams

Citado anteriormente, não podíamos deixar de começar talvez com o músico mais emblemático para os nerds. John é compositor e maestro, além de, ninguém menos do que o pai das músicas das trilhas sonoras da saga de Star Wars desde 1977 com o primeiro filme: Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Das canções de John Williams podemos citar as mais famosas como a Star Wars Theme Song, tema da abertura de todas as sagas, como também, a Marcha Imperial, tema do vilão mais famoso da história: Darth Vader.

David Bowie

O segundo músico da nossa lista fez história para o universo nerd e cultura pop, na música e no cinema. Na musica, o artista está presente em diversas trilhas sonoras de filmes, como por exemplo: Bastardos Inglórios (2009), As Vantagens de Ser Invisível (2012), A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), e Guardiões da Galáxia Vol 1 (2014).

Sempre muito fã de livros e filmes de ficção científica, Bowie foi marcado pela sua participação na ficção: A Magia do Tempo (1986) como o Rei dos Goblins. Além disso, foi a grande estrela do filme: O Homem que Caiu na Terra, clássico sci-fi de 1976, que está prevista para ser adaptada para o formato de quadrinhos.

Oingo Boingo

Essa banda talvez causa bastante nostalgia para os nerds mais velhos, ou fãs do filmes do Tim Burton, como Noiva Cadáver (2005), Estranho Mundo de Jack (1993), Edward Mãos de Tesoura(1990). Além da banda ter hits como ‘Deadmans’ party ‘ e ‘Weird Science‘ que foi trilha do filme Mulher Nota 1000 (1985). O vocalista, Danny Elfman atualmente trabalha nas trilhas sonoras dos filmes do cinesta e produtor Tim Burton.

Queen

A banda composta por: Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, marcou completamente gerações de entusiastas do rock, e do cinema. Queen foi responsável por toda a trilha sonora do filme ‘Flash Gordon‘ de 1980. É claro que Hollywood não deixaria passar esse gigante da música e foram muitos os filmes e produções que tiveram a marca dos Queen presente. Dentre outros podemos citar: Highlander (1986), A Night At Opera (1975) qual mostra a paixão de Freddie por Opera. Quanto Mais Idiota Melhor (1992), Alta Fidelidade (2000), Uma Garota Encantada (2003), Esquadrão Suicida (2016).

Florence +The Machine

A banda voltou a auge recentemente por ser escolhida para fechar a saga de Guardiões da Galaxia Vol.3 (2023) com a musica: The Dog Days Over, fazendo até mesmo o Drax o destruidor dançar. Entretanto a sua trajetória em trilhas sonoras já vem de algum tempo. A vocalista Florence Welsh faz sucesso com seu visual mitológico, clássico e um toque etéreo.

Veja também

Anteriormente, Florence lançou uma música para o filme de Tim Burton: O Lar das Crianças Peculiares (2016), outras produções valem ser lembradas como: Cruella (2021), com a música Call me CruellaA Saga Crepúsculo: Eclipse (2010), Game of Thrones e até mesmo marcando presença em jogos, como Final Fantasy XV com o EP Songs from Final Fantasy XV.

Então, você tem mais alguma banda ou artista pra sugerir para a lista? Aliás, Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais – Twitter e no Instagram – para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações.

Achou algum erro na matéria ? Nos avise clicando AQUI.

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.