Crítica | King Richard: Treinando acerta na emoção e atuação

O grande presente de King Richard: Criando Campeãs é a atuação, principalmente de Will Smith. O filme que traz uma história verídica, deixa a desejar em cortes e edição. Mas sua narração inovadora, atuação e produção são surpreendentes.

O filme é baseado na história de Serena e Venus Williams, duas das maiores tenistas do mundo. Acompanhando suas jornadas desde a infância, sem recursos para praticar o esporte elitizado, até se tornarem atletas aclamadas. Porém, sua narração se diferencia de vários outras longas que retratam a história de esportistas. King Richard traz a história do próprio Richard Williams, pai e treinador das meninas. Smith faz sua volta ao cinema dramático dando um show de atuação com um personagem maduro e complexo.

King Richard: Criando Campeãs ganha primeiro trailer
cena do filme King Richard

Apesar de contar com uma produção, caracterização, maquiagem e vestiários relativamente simples, todas são surpreendentes, ao comparar com a cenas reais e antigas das atletas, é possível ver que cada detalhe foi pensado para dar mais verdade ao filme. Porém nem mesmo essa parte feita com excelência salva cortes e edição, feitos de maneira brusca que impedem essa emocionante história ser contada em um ritmo adequado. Aliás, a complexidade das personagens do filme e seus diálogos, mereciam algo a sua altura.

Uma história em camadas

Dentro de um mesmo enredo, temos algo simplório como a história de superação de uma atleta que surpreendeu a tudo e a todos. Mas também temos pautas de extrema importância sendo levantadas, como racismo, elitização do esporte e a relevância do apoio familiar. Tudo isso embalado com personagens cativantes e profundos, todos na família Williams carregam seu próprio desenvolvimento no filme, demonstrando serem muito além daquilo que é mostrado nas primeiras cenas. Principalmente os pais, Richard e Brandi (Aunjanue Ellis)

Confira também:

King Richard: Treinando Campeãs mostra suas chances de estar na próxima edição do Oscar. Apenas um palpite, mas será que teremos Will Smith com uma indicação? O filme estreia dia 2 de dezembro nos cinemas. Aliás, ficou curioso? Então, conta para gente se vai assistir.

King Richard: Criando Campeãs - Filme 2021 - AdoroCinema

Crítica

Nome: King Richardo: Treinando Campeãs

Direção: Reinaldo Marcus Green

Elenco: Will Smith, Aunjanue Ellis, Saniyya Sidney, Demi Singleton, Jon Bernthal e Tony Goldwyn

Nota: 3/5

Bruna Rocha