Dia 23 de setembro é o Dia Internacional da Linguagem de Sinais e no Brasil dia 26 o dia Nacional do Surdo.
Mesmo que poucos os filmes com protagonistas e personagens surdos, a inclusão vem acontecendo lentamente .
Aliás, abaixo algumas produções que possuem linguagem de sinais em diversos idiomas.
1- Filhos do Silêncio (1985)
No longa o James (William Hurt), um professor de linguagem de sinais, se apaixona por Sarah (Marlee Matlin), sua aluna surda que não quer aprender ler lábios.
Eventualmente, Marlee Matlin ganhou o Oscar de melhor atriz, sendo assim, a primeira atriz surda a conseguir tal feito.
Enfim, o asssita o trailer disponivel no Youtube :
2- O som do silêncio (2019)
Inesperadamente, ao saber que está perdendo a audição, um músico aprende a conviver com sua nova vida numa colônia de surdos.
Paul Racci, ator coadjuvante no filme e ganhador do BAFTA, é um CODA (filho ouvinte de pais surdos) e fluente em ASL ( Língua Americana de Sinais).
3- Um Lugar Silencioso (2018)
A saber, um dos melhores lançamentos de 2018, o suspense chamou a atenção por utilizar de ASL nos diálogos.
Contudo, outro destaque do longa é a jovem atriz Millicent Simmonds, a qual perdeu a audição ainda bebê e é filha dos protagonistas da série.
4- No Ritmo do Coração (2021)
Ao contrário de A Familia Beliére (2014), no Ritmo do Coração, adaptação americana do longa teve a participação de um elenco surdo.
Filha ouvinte de pais surdos (CODA), a jovem Ruby quer ser cantora e terá de enfrentar sua família para seguir seu sonho.
Eventualmente, Troy Kotsur, ganhou o premio de Melhor Ator Coadjuvante pelo longa no Oscar 2022.
5- Switched at Birth (2011-2017)
Após descobrir que foram trocadas na maternidade Dafne e Bay, uma garota surda e outra ouvinte respectivamente, terão que se adaptar com a mudança de vida.
Primeira série da história norte- americana com atores surdos e diálogos completos em ASL durou 5 temporadas.
Aliás, Switched at Birth contou com participação de Marlee Matleen e Niles DeMarco, atores e nomes influentes da comunidade surda americana.
Veja também:
- TUDUM | Wandinha tem sneakpeak divulgado
- TUDUM | Netflix revela nova prévia da sequência de Entre Facas e Segredos
6- Eternos (2021)
Em primeiro lugar, o filme que apresentou várias primeiras vezes pra Marvel, dentre eles, o primeiro filme com uma protagonista surda.
Lauren Riddloff foi a Eterno Makkaki, a qual possuía super velocidade. Além disso, a atriz fez o papel Sarah na adaptação teatral de Filhos do Silêncio.
7- Echo (2023)
A vindoura série da Marvel, Echo terá a primeira protagonista indígena e amputada, e a segunda personagem surda nas telas dos Estúdios.
Assim como sua contra parte nos quadrinhos, Echo será a sobrinha adotiva do mafioso Wilson Frisk e promete trazer muita ação para as telas.
Alaqua Cox interpretará a personagem, introduzida na série do Gavião Arqueiro (2021).
8- Les pays du sourds (1992)
Saindo um pouco da ficção, o documentário francês segue a vida de algumas pessoas com deficiência e como a surdez afeta suas vidas.
Apesar da língua de sinais, a película toca também toca em assuntos como o implante coclear, leitura labial e adaptações.
O documentário está disponível no Youtube.
10- Sign Gene(2017)
Num mundo onde a surdez vem com super poderes, alguns mutantes surdos são descobertos pelo mundo com várias variação de poderes.
Em primeiro lugar, o filme é o primeiro filme de super heróis que possui lingua de sinais e diálogos do todos os paises em sua história:
Além disso, o ator protagonista, Emilio Insolera, está também em As agentes 355 (2021).
Então: Qual dessas séries e filmes irão assistir?
Em resumo, não esqueçam de nos seguir no Twitter e no Instagram para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações.