Chegou ontem á Netflix, De volta aos 15 (2022), uma série brasileira voltada para o público teen. Quem estrela a produção são as atrizes Camila Queiroz e Maísa Silva, onde interpretam a personagem Anita em diferentes fases da vida. Na trama conhecemos a protagonista aos 30 anos de idade com uma vida um tanto complicada e fora das expectativas. Entretanto, quando a jovem mulher acessa seu fotolog criado em 2006, quando tinha apenas 15 anos, ela retorna ao passado e pode mudar sua história.
O roteiro é inspirado nos livros de Bruna Vieira, De volta aos quinze e De volta aos sonhos. Inclusive, a autora atuou como consultora durante a adaptação, o que possibilitou uma história mais fiel á sua obra.
De volta aos anos 2000
Antes de qualquer coisa, precisamos falar que De volta aos 15 (2022) é sim um clichê adolescente de viagem no tempo. Entretanto, isto não é um motivo para se esquivar da obra, caso você seja mais velho. A começar pelo fato de que a equipe trabalhou muito bem em recriar a vibe dos anos 2000. Assim, aqueles que foram adolescentes e jovens adultos na época, terão muito com o que se identificar. Como por exemplo, as comunidades do Orkut, a moda emo, os celulares antigos e a trilha sonora com muito Charlie Brown Jr.
Além disso, o elenco está entregando atuações muito boas. Até mesmo o elenco teen, que apesar de serem todos crianças pequenas em 2006, conseguiram captar e reproduzir a alma dos jovens daquela época. Também é satisfatório ver como Maísa e Camila ficaram alinhadas ao interpretar a mesma personagem.
Fotografia
A equipe de fotografia também merece pontos positivos, afinal de contas, capturaram a série de forma muito bonita e esteticamente agradável de se assistir. Os tons de amarelo presentes em quase todas as cenas, criaram uma leveza nas tomadas. Dessa forma, a série ficou com um clima muito agradável.
Representatividade
Uma das melhores mudanças no roteiro, foi a presença de Camila (Alice Marcone e Pedro Vinicius), melhor amiga de Anita. Pois sua presença trouxe a representatividade que faltava no livro. A protagonista, conhece sua amiga na escola quando esta ainda acreditava ser César , um adolescente emo e homossexual. Entretanto, 15 anos depois, ela se descobre como Camila, uma mulher trans com um papel muito importante na vida de outros jovens LGBTQIA+.
Sem contar que Henrique (Breno Ferreira e Caio Cabral), prova que o par romântico da protagonista pode sim ser uma pessoa não branca, fazer do personagem um homem preto é muito importante, afinal de contas, nos anos 2000 todo galã de histórias teen era loiro de olhos azuis.
Em conclusão, De volta aos 15 (2006) tem sim muito clichê e uma história fácil de consumir. Por outro lado, tudo é muito bem feito e entrega uma produção muito dedicada por parte de todos os envolvidos.
Então, quem aí pretende assistir à série? Comenta tudo aqui embaixo ou em nossas redes sociais.
Siga @4onerd
Título: De volta aos 15
Gênero: Comédia, Fantasia
Direção: Dainara Toffoli
Elenco: Maisa Silva, Camila Queiroz, Breno Ferreira, Caio Cabral, Pedro Vinícius, Klara Castanho, Yana Sardenberg, João Guilherme, Bruno Montaleone, Amanda Azevedo, Mariana Rios.
Nota: 4/5