No próximo domingo, 26, estreia a nova minissérie da HBO Max, Um Hospede Americano. A série que é ambientada no Brasil, conta a ligação curiosa do presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt (Aidan Quinn) e do coronel brasileiro Cândido Rondon (Chico Dias), durante uma expedição pela Amazônia.
A série se passa no inicio do século passado. Todavia, o que poucos sabem, é que se trata de uma história verídica. Roosevelt, que na época, com seu Prêmio Nobel da Paz e seu título presidencial, seria o homem mais influente do mundo. Entretanto, por problemas pessoais, buscava uma nova aventura, decidiu mapear o Rio da Dúvida em Rondônia. Durante a trama, a série também discute a preservação da Amazônia, tanto cultural quanto ecológica.
Bruno Barreto, criador da série também aponta para importância histórica de sua obra. Segundo ele, a maioria dos americanos não sabem da relevância de Roosevelt. Então ele defende sua minissérie como um bom estudo para uma grande figura que deveria ser mais reconhecida. Diz que sua inspiração partiu desse ponto, e acrescenta:
“Muitos americanos não sabem que Roosevelt, é quem criou o Ursinho Ted. Não sabem que o Grand Canyon não existiria se não fosse por ele. Não sabem sobre sua expedição no Amazônia. Senti que deveriam saber… Em uma geração de polarização, esquerda ou direita, Roosevelt é como respirar ar fresco.“
Confira também:
Quinn, que interpreta o presidente, ainda acrescenta sobre como se sentiu interpretando alguém tão relevante para história:
“Esse homem lutava pelo o que queria ver. Tentava convencer as pessoas. Ele realmente acreditava quando dizia que esse país não vai se tornar um lugar bom para nós vivermos, se não cuidarmos para ele se tornar um lugar bom para qualquer um viver. As pessoas achavam que ele tinha pensamentos socialistas, mas não era isso. Ele amava o país dele e tinha ideias sobre economia, preservação que eram incríveis. Roosevelt é um dos melhores personagens da história da América que poderia interpretar.“
O roteiro que está nas mãos de Matthew Chapman, busca exaltar cada personagens com seus dramas particulares, apesar da forte personalidade dos dois protagonistas. Entre as personagens exaltadas, está Edith Roosevelt, primeira dama dos Estados Unidos, que também vai para o Brasil, em busca de apoiar o marido. Dana Lidany, que da vida a Senhora Roosevelt, conta como foi feita sua criação da personagem.
“Tem um livro incrível, de Sylvia Morris sobre Edith Roosevelt. Fala sobre a infância dela, sobre a morte dela, ela viveu uma vida longa. Ela e Theodore eram almas gêmas. Ela era muito modesta, gostava de viver por trás das câmeras da história… eles dividiam seus livros, dividiam músicas, ela entendia ele, entendia que ele precisava dessa aventura na Amazônia, se não ele teria que encarar a depressão… Eu me apaixonei por ela e queria que as pessoas soubessem mais sobre ela.“
Aliás, o primeiro episódio Um Hospede Americano chega em breve na plataforma da HBO Max, seu episódios serão distribuídos um por semana. Nos conte se ficou curioso para assistir e se já sabia sobre essa história!