Nesta altura do campeonato, você já deve ter ouvido falar de Amala Zandile Dlamini. A cantora, rapper e compositora musical, mais conhecida pelo nome artístico Doja Cat, é o novo fenômeno do mercado de R&B e Pop. A artista, que faz aniversário hoje (quinta-feira, 21), se encontra como a quinta cantora mais escutada mundialmente na plataforma de streaming Spotify.
Com seus 26 anos recém completados, muito se fala de Doja e de seu sucesso avassalador no mercado musical. Sobretudo, muito deste se dá pela viralização do seu álbum mais recente, o Planet Her, na plataforma de vídeos TikTok. Neste artigo, você entende um pouco mais da cantora, da ascensão do TikTok, e alguns elementos principais que impulsionaram Doja a se tornar uma das maiores revelações melódicas dos últimos anos.
Quem é Doja Cat?
Antes de mais nada, passemos brevemente por sua origem. Sua trajetória se iniciou lá em 2013, quando ela postou suas primeiras faixas na plataforma Soundcloud aos 16 anos de idade, e torceu muito para que alguém as escutasse. Natural da cidade de Los Angeles, seu gosto por música veio bem cedo. Talentosa em suas aulas de piano e dança, teve como suas maiores influencias artistas do cenário do Hip-Hop, como Nicki Minaj e Drake.
Contudo, Amala se desenvolveu de forma criativa em um mercado musical saturado de novos nomes. Desde já, logo após assinar com a gravadora RCA em 2014, Doja sempre demonstrou personalidade marcante em suas produções. Misturando traços do Pop, R&B com rimas leves, adicionando visuais únicos e criativos, sua fórmula para música estava criada.
Em 2018 a cantora lançou a viral Mooo!, que acumulou milhões de visualizações para a artista no Youtube, sendo seu primeiro hit realmente viral. Sobretudo, a produção contou com um videoclipe sexy e divertido que ajudou na viralização do conteúdo. Era um dos primeiros indícios que seu jeitinho carismático, criativo, combinado com sua fórmula única em dar vida a melodias, ia para frente.
Então, no ano seguinte, em 2019, ela lançava seu segundo álbum de estúdio, intitulado Hot Pink. Este acaba por ser a casa de seus primeiros maiores sucessos, Juicy e Say So, sendo o segundo seu principal e primeiro sucesso estourado no TikTok. No videoclipe oficial da música, Doja chega a usar parte da coreografia utilizada pelos usuários da plataforma que viralizaram sua produção.
TikTok, te apresento Doja Cat. Doja Cat, te apresento TikTok
O aplicativo de vídeos de consumo rápido, TikTok, deu as caras no ano de 2016. No entanto, foi em 2019, com a pandemia mundial, que o aplicativo teve seu auge de popularidade. Segundo a App Annie, a plataforma ultrapassou o Facebook e o WhatsApp em números de downloads, totalizando 1,23 bilhões de usuários, avaliada em mais de US$ 50 bilhões de dólares até então.
De acordo com uma pesquisa sobre os hábitos e comportamento dos usuários dentro do aplicativo, foi comprovado que cerca de 80% dos usuários afirmam ter descoberto novos artistas e áudios dentro da plataforma. Sendo assim, o TikTok se torna a principal ferramenta de descoberta de músicas na atualidade, funcionando também como uma grande plataforma de comunicação para marcas.
Onde queremos chegar com tudo isso? Novos artistas ascendem por lá agora. E não seria diferente com a Doja Cat. Não deixando esfriar o que houve com Say So, a artista correu e lançou seu terceiro álbum de estúdio, o tão aclamado Planet Her, que mudaria o curso da sua vida e de sua trajetória na música.
Quer saber um pouco mais sobre a influencia do TikTok no mercado musical atualmente? Então confira também:
Entendendo o álbum Planet Her e seus elementos cruciais para a viralização
Nesta altura do campeonato, devido ao fluxo de uso, nós já sabemos que os elementos cruciais para bombar no TikTok são: músicas com batidas bem marcantes incentivam a criação de danças, letras que contam histórias por trás se encaixam facilmente em falas para serem dubladas na plataforma e ritmos que apresentem bases de batidas para challenges, como de maquiagem ou cosplay.
Antes de tudo, tratemos o Planet Her como um produto. Doja Cat foi extremamente perspicaz no momento em que pensou na aparência e elementos visuais que ornariam seu disco. Unindo o que ela mais gosta, com as cores e maquiagens que estão em tendência no mercado da moda, ela traçou o branding do disco, trazendo a imagem de uma mulher envolta no seu próprio universo, no seu próprio planeta. Uma redoma bem particular. Contudo, a estética casou com o estilo de seu público ouvinte, em grande maioria feminino, também atraindo mais pessoas por apostar em divulgações e ensaios bem originais e marcantes.
Sobretudo, no videoclipe da faixa Need To Know, também muito popular na plataforma, inicia da jornada de Doja nesse planeta particular que ela criou:
Confira também:
Além disso, as produções de videoclipe brincaram com vertentes inexploradas da estética central, que seria algo voltado para o intergaláctico. Tudo que era contado foi através de estratégia de storytelling. E a gente sabe que, desde Telephone, colaboração da Lady Gaga com a Beyoncé, como a comunidade da música adere facilmente vídeos com histórias por trás. Mas, indo além de videoclipes bem trabalhados, as letras das músicas do Planet Her facilmente são narrativas particulares de Doja e suas experiências, sejam de vida ou amorosas. Isso aumenta a chance dos ouvintes de familiarizarem com o que é narrado, e essas falas feitas durante a música virarem tendência nos vídeos no TikTok.
Uma das músicas mais famosas foi a faixa Ain’t Shit, que conta a história de uma desilusão amorosa com um homem aparentemente folgado que passou pela vida de Amala. O trecho viralizado é engraçado, falado e deu margem para challenges de maquiagem vindos do público feminino e LGBTQIA+ da plataforma.
A música Woman pode ser vista como a faixa de maior sucesso de Doja dentro da rede. Em primeiro lugar, a melodia é viciante e a letra foi estrategicamente composta para ser um hit grudento, quase como os jingles comerciais que conhecemos. Conforme a música foi caindo no gosto dos usuários do aplicativo, uma coreografia foi traçada e viralizada. No entanto, Doja Cat se utiliza da estratégia das danças populares ao seu favor, geralmente sempre trazendo uma parte do que viralizou para o videoclipe oficial da música.
Confira também:
- Rock in Rio 2022 | Festival confirma a banda Coldplay
- Colors | Lauren Jauregui lança single de Prelude
Juntamente de Say So, este foi o caso de Streets, música que também viralizou na plataforma. Aqui, as pessoas gravavam suas silhuetas no escuro, apenas refletidas por uma luz vermelha. Amala pegou essa característica em questão e trouxe como elemento visual principal da produção do videoclipe da música, deixando claro aos seus fãs como ela está sim de olho no que está sendo produzido por eles, gerando a proximidade com o público.
Inclusive, depois que o Planet Her iniciou sua decolagem no TikTok, colecionando vídeos de coreografias e challenges diversos em cima de suas músicas (até mesmo aquelas que não eram singles), Doja começou a utilizar os vídeos de seus fãs como ilustração das faixas no Spotify, incentivando a ideia das pessoas de continuarem a produzir, porque também poderia aparecer por lá.
Por fim, Doja Cat é uma artista carismática, engraçada e espontânea. Sua imagem, e a proximidade que ela dá ao seu público alvo, é imensa. As apresentações ao vivo de suas músicas sempre são aclamadas pela crítica. A artista sempre procura inovar no que traz, seja no formato da apresentação ou mudando o gênero da melodia, mesmo que esteja cantando a mesma música mil vezes. O caso mais comentado na mídia foi quando a cantora apresentou o hit Say So no MTV EMA em 2020. Sobretudo, nesta apresentação, Doja mudou totalmente o estilo da música, a transformando em rock e pegando os ouvintes de surpresa.
Confira o vídeo da apresentação:
Aqui no QN nós amamos a Doja! Você também? Então comenta aqui embaixo! No entanto, não deixe de seguir o QN nas redes sociais! Até mais, e feliz aniversário Doja Cat!