2023 | QN Indica os melhores filmes, séries e jogos do ano

Estamos de volta com mais uma edição empolgante do nosso adorado QN Indica. Desta vez, vamos dizer o que mais curtimos em 2023! Então sejam bem-vindos a uma seleção cuidadosa dos nossos filmes, séries e jogos favoritos deste ano.

Antes de mergulharmos nas escolhas, queremos esclarecer algumas regras que seguimos rigorosamente para criar esta lista exclusiva. Todos os títulos destacados são produtos que tiveram seu lançamento em 2023, garantindo uma visão atualizada e fresca do que o mundo do entretenimento nos proporcionou ao longo deste ano.

Além disso, decidimos que continuações (como a segunda parte de um filme) podem ser inclusas na lista, porém a análise será feita apenas da obra que tenha saído nesse ano. Então não adianta colocar aqui que a última temporada da série que você mais ama e dizer que essa temporada é fraca, mas compensa quando você assiste a obra inteira.

E claro, a regra mais óbvia: apenas aquilo que assistimos ou jogamos pessoalmente conquistou um lugar em nossa lista. Sabemos que há muitas joias por aí, mas a autenticidade e a paixão nas nossas recomendações vêm da experiência direta com cada obra.

Então, preparem-se para descobrir os tesouros escondidos, os enredos envolventes e os mundos extraordinários que fizeram de 2023 um ano inesquecível no universo do entretenimento. O QN Indica está prestes a revelar os melhores filmes, séries e jogos que, na nossa opinião, brilharam com intensidade única neste ano. Vamos lá! 🎬📺🎮✨

Jogos:

Hogwarts Legacy

Em um ano repleto de lançamentos, Hogwarts Legacy emerge como um dos melhores jogos do ano. Isso porque a experiência é tão especial que conquista até mesmo os corações dos fãs da saga que não são habituados aos videogames. Um dos trunfos mais marcantes do jogo é a sua acessibilidade. Com uma dificuldade baixa que admite tanto jogadores novatos quanto veteranos, o jogo é divertido e acolhedor com todos.

E o universo bruxo nunca foi tão real. O jogo possui mundo aberto, ou seja, você passeia livremente pela escola e região envolta. E a paisagemé deslumbrante, uma verdadeira obra-prima. Repleto de detalhes e encantos que capturam a essência da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, cada ruela, sala e criatura mágica são instigantes de ver. Aliás, está de parabéns velocidade de carregamento das áreas no mundo aberto. A transição suave entre cenários e a ausência de interrupções tornam a imersão em Hogwarts Legacy algo verdadeiramente único e mágico. Se é fã do bruxo, garanto que essa experiência será única!

Onde jogar: Xbox One, Xbox Series X e Series S, PlayStation 5 e PlayStation 4, PC (Mac OS e Windows) e Nintendo Switch

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

The Legend of Zelda é uma franquia que está presente em nossas vidas desde criança. Em 2023 eles lançaram o Tears of the Kingdom, continuação do Breath of the Wild. Na continuação, Zelda e Link devem impedir Ganondorf de destruir o reino de Hyrule. Para deixar o jogo mais competitivo, houve um aumento na área jogável. Assim é possível lutar contra novos inimigos e visitar ilhas no céu. Ou seja, tudo o que tinha de bom no Breath of the Wild, agora tem em maior quantidade no Tears of the Kingdom.

Além disso, o jogo também adicionou uma nova mecânica. É possível aprimorar suas armas como também atravessar paredes e até construir engenhocas. Dessa forma, os novos poderes do Link são usados para resolver alguns enigmas e passar para algumas áreas novas. Assim, o jogo consegue trazer toda a nostalgia da Zelda com a perfeita trilha sonora, mas também consegue mostrar mecânicas novas que funcionam muito para esse mundo. É uma obra-prima! Então, se você jogou o Breath of the Wild, vai adorar o Tears of the Kingdom, pois é a mesma lógica, mas ampliando o mapa (e isso implica em mais horas der jogo) e adicionando uma mecânica divertida de jogar.

Onde jogar: Nintendo Switch

Spider-Man 2

Para começar com uma das gradnes espera para todos os fãs do teioso, Marvel’s Spider-Man 2 chegou com tudo para o mais recente console da Sony. Um continuação direta de Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, o novo jogo da franquia aumenta ainda mais todo o mundo que foi apresentado nos jogos anteriores, e o melhor, agora temo 2 homens-aranhas para jogarmos durante a campanha, podendo alternar entre eles livremente no jogo.

Além disso, o jogo traz ainda mais personagens consagrados dos quadrinhos do Cabeça de Teia como é o caso de Kraven. o Caçador e o simbionte Venom. O jogo traz além das mecânicas dos outros jogos novas mêcanicas como o “wingsuit” que permite os hérois planarem enquanto se deslocam na cidade, se você gostou de Marvel’s Spider-Man, então esse jogo é perfeito para você.

Onde jogar: PlayStation 5

Baldur Gates 3

A grande surpresa desse ano para o mundo dos games, Baldur Gates 3 foi o jogo que todo fã de RPG queria, mas não sabia até jogar. Com sua história baseda na lore de Dungeon and Dragon’s, Baldur Gates 3 traz um mundo com tantas possibilidades quanto o número de fios de cabelo na sua cabeça.

Além disso, o jogo inova ao trazer a possibilidade do multiplayer onde cada jogador pode executar missões diferentes sem a necessidade de ter toda a sua party ao mesmo tempo em cada missão. Baldur Gates 3 é o jogo perfeito para qualquer jogador, seja o veterano do RPG ao novato que nunca jogou nada do gênero, Baldur Gates 3 é o melhor pontapé que uma pessoa pode ter para conhecer a magia do RPG.

Onde jogar: Xbox Series X e Series S, PlayStation 5 e PC (Mac OS e Windows)

Filmes:

Barbie

Barbie se destacou como um dos maiores filmes de 2023, cativando a todos. Este espetáculo cinematográfico ofereceu uma experiência única e marcante por diversas razões. Primeiramente o filme é sobre a Barbie esteriotipada, que deve ir para o mundo dos humanos encontrar a humana que brinca com ela para se curar. Assim, Barbie parte para uma jornada com Ken.

Um dos pontos altos do filme foi a forma como mostraram a Barbilândia, com muito rosa e plástico. A trilha sonora não só complementou a narrativa, mas também é icônica a ponto de ser extremamente cativante. A música da Dua Lipa toca direto em festas e nas rádios. Aliás a música “I’m just Ken” merece uma indicação ao Oscar de tão fabulosa!

Além disso, o filme Barbie teve um impacto significativo ao trazer diversidade e inclusão para o centro do palco. Assim, nomes como Issa Rae (Insecure), Sharon Rooney (Dumbo) e Hari Nef (The Idol) foram chamados e viveram icônicas barbies. Em resumo, o filme conquistou seu lugar entre os maiores filmes do ano ao oferecer uma mistura única de entretenimento cativante, valores inspiradores e uma experiência visualmente deslumbrante.

Onde assistir: para alugar na Apple TV e Gloogle Play.

Retratos Fantasmas

O nacional Retratos Fantasmas é uma joia que muitos ainda não descobriram. O mais novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) mistura, com muita sabedoria, documentário com ficção. Dessa forma, temos um filme diferente de tudo o que já vimos antes. Para quem consome o cinema do Kleber, sabe que ele tem uma relação muito próxima com a cidade de Recife. Em Retratos Fantasmas, o diretor revela o acervo de gravações da cidade que ele e sua família fizeram ao longo dos anos. Assim, somos transportados para uma cidade que não é mais a mesma ao mesmo tempo que viajamos pelas memórias afetivas do diretor.

Por conta do filme falar sobre uma cidade que sofreu mudanças ao longo do tempo mas também falar da história do cinema rendeu ao filme a atenção dos gringos. Assim, o filme passou em Cannes e está na lista dos filmes que podem ser elegíveis para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Um filme que precisa ser assistido por todos.

Onde assistir: Netflix.

Bottoms

Essa é uma comédia diferente de tudo aquilo que está acostumado a ver. Isso porque o filme mescla questões LGBTQIA+ e feministas com uma comédia escrachada. Assim Bottoms se torna um clássico instantâneo para as comédias adolescentes. Na história, duas garotas do ensino médio criam um clube de defesa pessoal só para mulheres com a intenção de impressionar líderes de torcida.

Emma Seligman (Shiva Baby)é a diretora do filme. Além de ser aclamada pela crítica por Shiva Baby, seu filme de estreia, Emma foi aclamada também pela direção e roteiro de Bottoms. Dessa forma, a diretora consegue reunir apenas sucessos em seu currículo e é alguém que devemos prestar atenção. O filme também conta com o talento impressionante das jovens Emma Seligman (Morte Morte Morte), Ayo Edebiri (The Bear), Ayo Edebiri (American Horror Stories) e Kaia Gerber (Babylon).

Onde asssitir: Prime Video

Oppenheimer

Um dos queridinhos do Oscar, Oppenheimer chegou com tudo para estourar nas bilheterias, o filme dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Cillian Murphy traz a cinebiografia do “Pai da Bomba Atômica” e põe em cena todos os impactos que essa criação trouxe para o mundo e para a vida pessoal do físico J. Robert Oppenheimer. Com a direção característica de Nolan e seu elenco estrelar, o filme tem tudo o que os cinéfilos gostam, e com certeza irá concorrer ao Oscar em pelo menos 2 ou 3 categorias com grandes chances de arrebatar algumas estatuetas.

Apesar do filme ter ficado muito atrelado ao seu lançamento conjunto com Barbie, Oppenheimer consegue se manter com suas próprias pernas e é um filme que entrega tudo o que se propõe. Apesar disso, não podemos deixar de falar que é um filme longo e muito denso, por isso esteja preparado para enfretar as suas 3 horas de filmes.

Onde assistir: para alugar no Apple TV, Prime Video, Google Play e Youtube

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Um filme de despedidas, tanto do elenco quanto do seu diretor James Gunn, Guardiões da Galáxia Vol. 3 é tudo oque os fãs da Marvel sentiam falta nos cinemas. Com a direção inconfundível de Gunn, o final dessa trilogia dentro do MCU é tudo o que os filmes anteriores foram e muito mais qualidade.

Com uma trilha sonora impecável, cenários incrivéis e uma história que te prende ao longo dela, Guardiões da Galáxia Vol. 3 era o encerramento que esse grupo merecia, e também pode ser o encerramento de algumas pessoas para o MCU como um todo também.

Onde assistir: Disney+

Série:

Treta (1ª temporada)

2023 foi um ano excelente para as séries. E Treta, nova aposta da A24, é, com certeza, uma das melhores séries do ano. O motivo da série ser tão boa? Ela é tão intensa com as situações absurdas em que os personagens se enfiam que você não consegue parar de assistir. Na trama, uma simples batida de carro entre Danny e Amy provoca uma reação em cadeia a ponto de transformar completamente a vida deles.

A premissa pode parecer simples, mas ela serve para a gente refletir em como a nossa sociedade está adoecida. Dessa forma, vemos como Danny e Amy são consumidos por essa raiva. E a gente conseme os episódios com a mesma velocidade que os dois se destroem. É tipo uma batida de carro que você não consegue desviar o olhar, pois quer ver o que vai acontecer. Uma ótima pedida para um final de semana!

Onde assistir: Netflix

Maravilhosa Sra. Maisel (5ª temporada)

Maravilhosa Sra. Maisel consolidou-se como uma das melhores séries. Então não é estranho dizer que ela é uma das melhores séries de 2023 também. Em sua 5° e última temporada, a hilária e talentosa Midge Maisel (Rachel Brosnahan) caminha para o encerramento de sua jornada, nos deixando em dúvida se uma mulher nos anos 50/60 irá conseguir vencer na carreira da comédia. O motivo pelo qual a série se destaca é a habilidade única de mesclar comédia afiada, drama e, claro, crítica social.

Os criadores Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino (Gilmore Girls) entregaram um desfecho perfeito, amarrando todas as pontas soltas de maneira magistral. Assim, proporcionam aos espectadores uma conclusão satisfatória para a jornada de crescimento de Midge. A última temporada não apenas solidificou o legado da série como uma das melhores do ano, mas também deixou uma marca duradoura na cultura pop, reforçando a importância de narrativas autênticas e personagens femininas complexas na televisão contemporânea.

Onde assistir: Prime Video

Succession (4ª temporada)

E 2023 também marcou o fim de diversas séries é o caso de Maravilhosa Sra. Maisel e também de Succession. E ela entregou muito, mas muito mais que os fãs estavam esperando. Ou seja, a série conseguiu ter um final épico digno da saga da família Roy. Para quem nunca viu a série, ela conta a história da família Roy, donos da maior empresa de mídia e entretenimento do mundo. As brigas começam quando Logan, o CEO da empresa, avisa seus filhos que ele está em busca de um sucessor. Assim, os três tentam fazer de tudo para se provar digno do cargo. Dessa forma, a série consegue nos mostrar os piores momentos do ser humano. É aquele trem desgovernado que brilha tanto que você não consegue desviar o olhar.

Criada por Jesse Armstrong (Black Mirror), a série tem um elenco invejável. Brian Cox (X-Men 2), Jeremy Strong (A Grande Aposta), Sarah Snook (Jessabelle), Kieran Culkin (Scott Pilgrim), Alan Ruck (Twister), Matthew Macfadyen (Orgulho e Preconceito), Nicholas Braun (Como ser Solteira) e J. Smith-Cameron (Vingança) entregam suas melhores atuações em anos. Não é por acaso que muitos estão indicados para diversas premiações, como o Globo de Ouro de 2024.

Onde assistir: HBO Max

The Last of Us (1ª temporada)

Uma das, se não a série mais esperada desse ano, The Last of Us veio para confirmar ainda mais o sucesso que essa franquia é para os fãs. A série veio com tudo ao trazer a história do primeiro jogo com as adaptações que serviram para engrandecer ainda mais a história original.

The Last of Us acerta também com seu elenco, desde dos protagonistas Pedro Pascal e Bela Ramsey, até as participações especiais e coadjuvantes que conta com nomes como Nick Oferman, Storm Reid, John Hannah, Anna Torv entre outros. A série consegue entregar uma história que te deixa na ponta da cadeira nos momentos mais tensos, mesmo você já tendo jogado o jogo original ou não, e ainda consegue tornar um mundo criado para os videogames algo palpavél para o espectador.

Onde assistir: HBO Max

Loki (2ª temporada)

Essa talvez é a série que mostra como a Marvel ainda tem alguma esperança dentro do seu Universo Cinematográfico, Loki junto de Guardiões das Gálaxias Vol. 3 foram o grande acerto de 2023 para a Marvel. Ligada diretamente com o final da 1ª temporada, o novo ano de Loki mostra todos os resultados da escolha de Sylvie e o a corrida contra o tempo de Loki e da AVT para tentar salvar todas as linhas do tempo.

A série apesar de ser corrida fecha muito bem os arcos de todos os personagens além de deixar um grande gancho para o futuro do MCU. Loki é uma ótima pedida para quem está desesperançoso com os rumos do MCU e procura encontrar algum raio de luz nesse universo.

Onde assistir: Disney+

Gen V (1ªTemporada)

Outra série de super-hérois que com certeza vale a pena ser assistida, Gen V veio para complementar ainda mais o universo de The Boys e faz seu trabalho com excelência. A série é focada no cotidiano de uma faculdade de super seres que tem como missão preparar e treinar os futuros super-hérois do mundo, contudo nem tudo é tão bonito e belo como vamos descobrir no decorrer da série.

Apesar de ser um spin-off de The Boys, Gen V pode muito bem ser assistida sem saber nada da série original, na verdade a série funciona mais como um cartão de boas vindas para esse universo. Mas, se você já assistiu a série original e gosta de toda a sanguinolência e o típico humor dela, então com toda certeza Gen V é para você.

Onde assistir: Prime Video

Mas e você, qual jogo, filme ou série que marcou 2023? Conte para a gente nos comentários.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Artigo escrito em co-autoria de: Carol Padro e Maximiliano Rohrer.

Carol Prado