8 Filmes que transformaram datas comuns em comemorativas

Se você abrir agora o calendário, verá algumas datas comemorativas como a Proclamação da República (15 de Novembro) ou Dia do Trabalho (1 de Maio). Porém, existe um segundo calendário, seguido fielmente pelos geeks, que destaca datas comuns, pelo menos para quem não é da tribo. Isso porque existem alguns filmes que são tão marcantes, ou possuem uma cena tão icônica, que uma data mencionada pode virar um dia comemorativo. Dessa forma, essas datas entraram para o calendário da cultura pop. Se você não está familiarizado com elas, então acomode-se que o QN traz uma lista destacando 8 datas comuns que são comemoradas.

2 de Fevereiro: O Feitiço do Tempo

Imagine viver o mesmo dia repetidas vezes? Você pode até mudar o que você faz ao longo do dia, mas ainda estará fadado a revivê-lo dia após dia. Essa é a premissa do clássico O Feitiço do Tempo, estrelado por Bill Murray (Encontros e Desencontros). No filme, o personagem de Murray é um jornalista que deve cobrir a matéria sobre o Dia da Marmota, que é dia 2 de Fevereiro. Acontece que ele fica preso num ciclo temporal, revivendo esse dia. Por esse motivo, o dia 2 de Fevereiro é relembrado pelos fãs como o Dia da Marmota.

Importante mencionar que Dia da Marmota era comemorado antes do filme, mas era restrito para norte americanos que conviviam com o frio. Com o filme, a data teve maior visibilidade.

O filme está disponível para alugar na loja da Google e AppleTV.

25 de Abril: Miss Simpatia

Miss Simpatia é um filme de comédia de 2000 estrelado por Sandra Bullock (Cidade Perdida). No filme, Bullock vive Gracie, uma agente do FBI infiltrada num concoruso de beleza. Porém, a frase que ficou famosa na época e definidiu que dia 25 de Abril é o dia de postar uma imagem de Miss Simpatia não é dita pela protagonista e sim sua melhor amiga. Assim, a Miss Rhode Island responde, quando questionada sobre um encontro perfeito, que ele seria “25 de abril, porque não está muito quente e nem muito frio, e a gente só precisa de um casaquinho leve”. Claramente ela confundiu o significado da palavra “date”, que pode siginificar tanto encontro quanto um dia específico.

O filme está disponível na HBOMax.

4 de Maio: Dia do Star Wars

Que a Força esteja com você! O 4 de Maio se tornou o Dia de Star Wars. Um trocadilho irresistível com a famosa frase “May the Force be with you”. Fãs de todo o mundo se reúnem para celebrar a saga intergaláctica que moldou gerações, enchendo este dia com sabres de luz, trajes Jedi e uma maratona épica de filmes.

Filmes e séries sobre o universo do Star Wars estão disponíveis da Disney+.

31 de Julho: Aniversário do Harry Potter

Prepare suas varinhas e corujas! Isso porque o dia 31 de julho tornou-se um dia mágico e celebrado. Afinal, é o aniversário do bruxo mais famoso, Harry Potter. A data é mencionada não só nos filmes mas como nos livros., fazendo com que fãs ao redor do mundo comemorem este dia especial. Para isso, vale recordar momentos mágicos dos livros e filmes, recriar a atmosfera encantada de Hogwarts e até se aveturartomando uma cerveja amenteigada.

Todos os filmes da franquia estão disóníveis na HBOMax.

29 de Agosto: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Em um bairro parisiense encantador, o 29 de agosto é transformado em um dia de mudanças graças a O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O filme nos leva a uma jornada romântica e imaginativa imperdível. No filme francês, o narrador nos avisa que, no dia 29 de Agosto, a vida de Amélie nunca mais será a mesma. E nem para nós, que passamos a comemorar esse dia.

O filme está disponível para alugar na AppleTV.

https://www.youtube.com/shorts/HWMN5Xkse-Q

3 de Outubro: Meninas Malvadas

No dia 3 de outubro, vestimos rosa! Este é o mantra dos fãs de Meninas Malvadas, que transformaram este dia em um festival de cor e moda. Inspirado pela icônica cena do filme, onde o interesse romântico de Cady pergunta a ela a data e ela responde com um “3 de Outubro”. No filme, vemos Cady, interpretado por Lindsay Lohan (Uma quedinha de Natal), uma menina nova na escola que é convidada a participar do grupo mais exclusivo da escola, “as poderosas”. Assim, Cady vai entender que a popularidade divide os alunos (e suas amizades).

O filme está disponível na Netflix, Paramount+ e Globoplay.

21 de Outubro: De Volta para o Futuro 2

Em 21 de outubro, Marty McFly e Doc Brown chegam ao futuro em De Volta para o Futuro 2. Embora nossa realidade não tenha carros voadores (ainda), este dia é uma oportunidade para relembrar a magia da trilogia e sonhar com um skate voador.

O filme está disponível na Globoplay, Star+ e PrimeVideo.

5 de Novembro: V de Vingança

Lembrem-se, lembrem-se, o 5 de novembro… Tanto na HQ quanto no filme essa frase se tornou iônica, marcando o dia 6 de Novembro. No filme, V utiliza de táticas terroristas para combater o governo facista que assola a Inglaterra pós guerra. Fãs da obra frequentemente compartilham a imagem em que V diz essa frase.

O filme está disponível na HBOMax.

Leia também:

Em conclusão, esses filmes não apenas nos proporcionam entretenimento, mas também deixam um impacto duradouro em nosso calendário, transformando datas comuns em dias extraordinários. Então, que tal atualizar o calendário, agregando essas datas em sua comemoração anual?

Mas e você, lembrou de outro filme para a nossa lista? Conte para a gente nos comentários.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Carol Prado