Conheça Mulheres Extraordinárias, nova biografia da Darkside

Conhecer histórias de mulheres que fazem história todos os dias é por si só espetacular. Agora, histórias de mulheres que contrariaram todos os padrões estabelecidos pela sociedade em épocas que tudo era totalmente diferentes é sem dúvida ainda mais inspirador.

Na nova biografia da Darkside, Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e A Criatura, conhecemos a história de Mary Wollstonecraft e Mary Shelley, que juntas possuem histórias entrelaçadas por decisões, sonhos e tragédias similares.

O livro permite que os leitores enxerguem a maneira como cada uma delas encarou o seu destino. Mãe e filha que mesmo sem se conhecerem de fato, mudaram totalmente a forma como queriam ser vistas pela sociedade.

Abrindo espaço para que mais mulheres como elas pudessem ser ouvidas.

As duas viveram entre os séculos XVIII e XVX (dezoito e dezenove), onde as mulheres eram totalmente dependentes de seus maridos. Uma época em que até pensar por conta própria era sinônimo de rebeldia. Mas, essas mulheres fizeram história, e foram algumas das responsáveis para cada passo que as mulheres deram a caminho da liberdade.

Mary Wollstonecraft nasceu em 1759, e aprendeu na prática o que era sororidade, ao tentar sempre interferir as agressões de seu pai violento contra a sua mãe. Ainda muito nova conseguiu interferir no casamento abusivo de sua irmã.

Mulheres extraordinárias
Imagem: Reprodução

De seu casamento com o filósofo William Godwin, sua filha Mary nasceu, a convivência das duas foi muito breve, visto que a mãe faleceu dez dias após o parto. Wollstonecraft mal sabia que sua filha estava prestes a fazer história assim como ela em seus anos de vida.

Mary Shelley era fascinada pela ciência e pela literatura, quebrou barreiras ao publicar o romance de terror Frankenstein que ficou imortalizado durante várias gerações.

Confira também:

As duas carregam até hoje muita influência através das gerações, não só no feminismo mas também na luta pela liberdade de expressão, racismo ou qualquer tipo de opressão social.

Imagem: Reprodução

Uma das mensagens mais marcantes presentes na biografia é acreditar no poder dos livros e confiar em seus instintos para escrever sua própria história. Apesar das duas terem sofrido muita represália na época em que estavam vivas, suas conquistas reverberam até hoje na história de todas as mulheres.

A DarkLove separou um post com cinco lições presentes em Mulheres Extraordinárias, que você pode conferir aqui.

Adquira o seu exemplar desse livro em uma versão exclusiva DarkSide com brindes!

E você, conhece alguma mulher igualmente extraordinária? Conta pra gente nos comentários.

Júlia Oliveira
Redatora d' O Quarto Nerd. Apaixonada por música e séries. Completamente viciada em livros. 'I go to seek a Great Perhaps'.