Um filme de amor, confiança, respeito, mas, acima de tudo, uma grande homenagem para todos os cães-guia que dedicam suas vidas para que a vida de um ser humano seja melhor. Apesar de ser um drama verídico, Eternos Companheiros demora para se desenrolar, com cenas demoradas e algumas delas desnecessárias. Tornando o longa um pouco entediante e sem muito conteúdo.
Inicialmente, é possível perceber que o filme tem uma história forte e bem emocionante. Mostrando todo o treinamento dos cães, o sistema de adoção de famílias que os abrigam antes de serem designados aos seus donos com cegueira, o amor e a pureza dessas famílias. É um sistema bem projetado e muito bem estruturado, mas, isso ocorre na China, então não podemos comparar com o Brasil.
Eternos Companheiros é um drama chines, dirigido por Wing-Cheong Law e roteiro de Susan Chan. O longa é uma adaptação do romance japonês The Life of Quill, the Seeing-Eye Dog (2012), baseado em uma história real.
Livro X Filme
Como muitos sabem, principalmente quem gosta de ler, o filme nunca é a mesma coisa do que o livro. Sendo assim, o diretor Wing-Cheong Law, falou um pouco sobre essas diferenças. E afirmou que quando a história sai da literatura para o cinema, a adaptação oferece muita liberdade.
A história original é no Japão, entretanto, Eternos Companheiros passa na cidade de Hong Kong, na China. Outra grande diferença, é que no livro o protagonista morre no meio da história, deixando o cão. Mas na adaptação, é ao contrário, o protagonista assiste ao seu eterno companheiro envelhecer, mostrando seu respeito e amor pelo cão. O diretor também disse que no romance japonês, o protagonista nasce cego, mas na adaptação, Lee possui retinite pigmentosa, que o deixa cego ao longo de sua vida. O motivo dessa mudança, é porque no filme, Lee é um chef especialista em sobremesas, o que o torna uma pessoa muito visual. Para Lee, um bom chef precisa usar seus cinco sentidos, sem ignorar nenhum deles. Mas, infelizmente, torna-se deficiente visual, e o impacto emocional é bem maior.
Confira também:
Sobre cães-guia
São treinados para tornarem-se cães-guia desde seu nascimento. No filme é possível ver que esses animais passam por diversos testes e treinamentos. Eles são os olhos de seu dono, portanto, precisam aprender a não latir para outros animais ou pessoas. Não aceitar comidas humanas, saber quando parar ao ver um obstáculo e, todos os outros comandos necessários para auxiliar os cegos.
Por serem cães que estão sempre ao lado de seu dono, eles tendem a ficar mais cansados e desgastados antes do tempo, ou seja, se um cão vive cerca de 15-20 anos, um cão-guia vive aproximadamente entre 8-10 anos.
Se encontrarmos um cão-guia na rua, devemos nos lembrar de algumas coisas, também conhecidas como três em um.
- Aceite que os cães-guia podem entrar e sair livremente de locais públicos ou privados e podem utilizar transportes públicos.
- Não interfira ou acaricie o cão-guia sem o consentimento do usuário do cão-guia.
- Nunca atraia ou alimente cães-guia com qualquer alimento humano.
Título: Eternos Companheiros
Diretor: Wing-Cheong Law
Elenco: Simon Yam, Gigi Leung, Him Law, Charlie Yeung, Shanshan Yuan
Nota: 2,5 5