Neste dia 14 de maio, o QN celebra o Dia das Mães e também homenageia a cineasta Sofia Coppola em seu aniversário de 52 anos. Desde o seu nascimento, ela esteve imersa nas artes e hoje vamos relembrar sua notável carreira cinematográfica, desde seus primeiros trabalhos até a conquista do Oscar.
Sofia Coppola fez história ao estrear como diretora de cinema em 1999 com “As Virgens Suicidas“. O filme rendeu à cineasta premiações no MTV Movie Awards, mostrando o seu talento singular. Além disso, em 2003, Sofia se tornou a segunda mulher a vencer o prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar, com o filme “Encontros e Desencontros”, deixando claro que sua habilidade como roteirista era tão grande quanto sua direção.
Nascida em Nova Iorque, e no berço do cinema, filha da cenografista Eleanor Coppola e do cineasta Francis Ford Coppola. Desde cedo ela demonstrou sua independência e habilidade artística, construindo uma carreira sólida e bem-sucedida.
Além disso, Soffia não se deixou ficar à sombra dos seus pais, e se consolidou como uma cineasta de renome por conta própria. Em seus primeiros anos, ela foi influenciada pelo trabalho de seus pais e, ainda bebê, foi batizada em cena durante as filmagens de “O Poderoso Chefão” (1972), dirigido por seu pai, Francis Ford Coppola.
Nesse sentido, naturalmente Sofia continuou sob os holofotes por muito tempo, com aparições importantes nos filmes: Peggy Sue: Seu Passado a Espera (1986), e em Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999). Logo, mais madura, Sofia passou a se dedicar a outras áreas da sétima arte como a direção e roteiro.
Cinematografia
As Virgens Suicidas (1999)
“As Virgens Suicidas” é um filme dramático estrelado por Kirsten Dunst, Josh Hartnett, James Woods e Kathleen Turner. Nesse sentido, o filme é baseado no romance homônimo de Jeffrey Eugenides e conta a história de cinco irmãs adolescentes que vivem em um bairro suburbano nos anos 70 e que todas se suicidam.
Por fim, a produção recebeu diversos prêmios, incluindo o prêmio do National Board of Review de Melhor Direção de Estreia, o Independent Spirit Award de Melhor Diretora.
Encontros e Desencontros (2003)
“Encontros e Desencontros” é um filme de comédia dramática estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson. O filme retrata a história de dois americanos que se conhecem em Tóquio, porém, ambos estão em viagens de negócios e sofrem de insônia. Eles formam uma amizade improvável enquanto exploram a cidade juntos, mas, também enfrentam uma sensação de alienação em relação ao ambiente e às pessoas ao seu redor.
O filme quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Sofia Coppola, além de uma vitória na categoria de Melhor Roteiro Original.
Maria Antonieta (2006)
“Maria Antonieta” é um filme de drama histórico estrelado por Kirsten Dunst e Jason Schwartzman. Dessa forma, o filme retrata a vida da jovem rainha da França, Maria Antonieta, desde o seu casamento com o rei Luís XVI até o seu fim trágico durante a Revolução Francesa. Assim, a história é contada de forma moderna e colorida, com ênfase na vida pessoal de Maria Antonieta e em sua relação com a corte francesa.
Então, Maria Antonieta provavelmente é o filme mais polemico da sua carreira, por ter recebido criticas mistas do público. Porém, recebeu o prêmio de Melhor Figurino no Oscar de 2007, bem como outros prêmios em Cannes.
Veja também
Um Lugar Qualquer (2010)
“Um Lugar Qualquer” é um filme dramático estrelado por Stephen Dorff e Elle Fanning. Em primeiro plano, o filme segue a vida de um ator famoso, Johnny Marco, que vive em um hotel de luxo em Los Angeles. Porém, sua vida glamorosa é interrompida pela chegada de sua filha de 11 anos, Cleo, que ele raramente vê. A partir daí, o filme explora a relação complicada entre pai e filha, bem como a solidão e o vazio da vida de Johnny.
O filme foi bem recebido pela crítica e ganhou o prêmio máximo do Festival de Cinema de Veneza, o Leão de Ouro, em 2010.
Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)
“Bling Ring: A Gangue de Hollywood” é um filme de drama criminal estrelado por Emma Watson, Taissa Farmiga e Katie Chang. O filme é baseado em uma história real sobre um grupo de adolescentes de classe média alta de Los Angeles que invadem casas de celebridades e roubam seus pertences de luxo, como jóias e roupas de grife.
Entretanto, recebeu críticas positivas e foi elogiado por sua direção elegante e pelo elenco talentoso. “Bling Ring: A Gangue de Hollywood” foi indicado a vários prêmios, incluindo o Prêmio do Júri em Cannes.
A Very Murray Christmas (2015)
“A Very Murray Christmas” é um especial de televisão de comédia musical de 2015 estrelado por Bill Murray, George Clooney, Miley Cyrus e outros. O especial segue Bill Murray interpretando uma versão fictícia de si mesmo, tentando fazer um especial de Natal na noite em que Nova York é atingida por uma tempestade de neve. O longa foi indicado a dois prêmios Emmy, incluindo o de Melhor Especial de Variedades.
O Estranho Que Nós Amamos (2017)
O Estranho Que Nós Amamos” é um filme de drama de 2017 estrelado por Nicole Kidman, Kirsten Dunst e Colin Farrell. O filme é um remake do clássico de 1971 e se passa durante a Guerra Civil Americana. A história segue um soldado ferido que é acolhido em um internato para meninas no sul dos Estados Unidos, mas, a sua presença desencadeia uma série de eventos perturbadores e perigosos.
O filme recebeu críticas positivas e foi elogiado por sua direção, fotografia e elenco. O longa foi indicado ao Palme d’Or no Festival de Cannes de 2017.
Então, qual desses filmes da Sofia Coppola é o seu preferido? Deixe nos comentários. Aliás, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Insagram para mais conteúdos.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.