Alfred Hitchcock e seu legado para o cinema

Alfred Hitchcock

Em 1899, nesse mesmo dia, nascia Joseph Alfred Hitchcock, ou simplesmente conhecido como Alfred Hitchcock, um excêntrico produtor e diretor britânico que dominou Hollywood entre os anos de 1922 à 1973.

Além disso, com toda essa influência, muitos dos filmes atuais possuem marcas deixadas na história por esse gênio do cinema. Conheça uma parte do legado desse diretor memorável:

O primeiro filme falado do Reino Unido

Hitchcock estreou na direção em 1922, com o filme mudo Number 13 ( ou Ms. Peabody), que perdeu -se, restando apenas algumas fotos.

Até 1929, Hitchcock lançaria mais 9 mudos até o longa Blackmail (1929), que inicialmente fora gravado também como um filme mudo.

Entretanto, depois da criação, o filme foi remontado e ganhou uma trilha de áudio, se tornando o primeiro sonorizado em todo o Reino Unido.

O mestre do suspense

Afinal, não foi atoa que Hitchcock ganhou esse título : nos seus quase 60 anos trabalhando com cinema, pode -se dizer que 80% dos filmes produzidos por ele eram suspenses.

Por certo, muitos deles famosos até hoje, como o clássico Psicose (1960) e Um corpo que cai (1958) . Além disso, muitos ganharam remakes nos últimos anos como por exemplo Janela Indiscreta (1954), Rebecca… A mulher Inesquecível (1940).

Inovação com as câmeras

Não só nos roteiros e direção que o diretor inovou: a filmagem e a movimentação de câmeras durante a película foi uma novidade para a época.

Por exemplo, a utilização da técnica “câmera na mão ” como se fosse o olhar curioso do expectador pelo cenário e takes lentos que causam tensão (suspense) são parte dessa contribuição.

Veja também :

Participações mais que especiais
Desde que iniciou o mundo cinematográfico, os diretores eram resignados em ficar apenas “por trás das câmeras” , coordenando as gravações.

Porém, o Mestre do suspense novamente foi um visionário : Desde o inicio, o diretor fez várias participações especiais em seus próprios filmes, sendo um Easter -Egg curioso para ser achado em suas produções.

Abaixo um video com suas aparições:

Quebra da quarta parede

O recurso que faz com que o personagem reconheça que existe um expectador o assistindo e o observando.

Desse modo, o personagem encara ou faz perguntas virado diretamente para lente da câmera. 

Um exemplo disso, é a famosa cena de Psicose com Norman Bates nos encarando :

 

Então : Bora assistir um filme do Mestre do suspense para conhecer esse gigante?

Natália Vieira
Nerd desde sempre, ama gatos e amante das artes visuais. Formada em Tecnologia da Informação, já leu muito livro e gosta de histórias bizarras e magicas