Lizzo é o nome artístico de Melissa Vivianne Jefferson, uma cantora, compositora, rapper e atriz de 33 anos, nascida na cidade de Detroit, Michigan. Seu interesse em ser artista veio logo cedo, após assistir videoclipes de Destiny ‘s Child e Missy Elliot quando pequena. Ali, ela já sabia que queria ser uma estrela. E que estrela.
Espontânea, um ícone de representatividade e ainda toca flauta. Quando Lizzo está nas paradas, não tem quem fique parado com seu jeito único de produzir músicas que emplacaram facilmente no gosto popular e nas rádios.
Em questão de empoderamento feminino ela também não ficaria para trás, já que a artista se tornou a base de inspiração para muitas mulheres, ainda mais mulheres gordas que pouco ocupam espaço em qualquer vertente audiovisual. Aqui você pode conferir 5 vezes em que a cantora foi um ícone na hora de representar mulheres gordas.
1. A verdade dói, ok?
Em 2017, Lizzo fez o lançamento da música Truth Hurts, sendo este um dos maiores sucessos de sua carreira. No entanto, a produção também foi motivo para que quase desistisse de sua carreira.
“Senti que estava jogando músicas para o mundo e elas não faziam nenhum barulho” disse a artista para a revista Elle.
Para a nossa felicidade, Lizzo permaneceu forte em uma indústria que a cuspiu. Seguindo com sua carreira em uma gravadora não tão grande e investindo em passos pequenos, a artista adicionou a faixa em seu álbum “Cuz I Love You” de 2019. A música alcançou o No. 1 da Billboard mesmo depois de dois anos após a canção ser liberada.
É neste momento que entra ainda mais poder, senhoras e senhores. O videoclipe de Truth Hurts não podia ficar atrás quando o quesito era representatividade. Como uma mulher gorda e negra, Lizzo teve sua autoestima questionada em diversas fases de sua vida pessoal. Mas, como forma de vangloriar a mulher que havia se tornado, a cantora produziu o videoclipe onde ela se casa consigo mesma, alavancando cerca de 265 milhões de visualizações até aqui.
A letra de Truth Hurts também traz questões sobre dedo podre para relacionamentos, onde Lizzo reflete que no fim, ela só tem a si mesma. A canção viralizou a frase “I just took a DNA test, turns out I’m 100% that b**ch” que virou tendência no aplicativo TikTok por um tempo.
Você pode conferir o videoclipe aqui:
2. BET *flauta* Awards 2019
Aproveitando o sucesso estrondoso de Truth Hurts, Lizzo realizou uma apresentação na premiação BET Awards em 2019. Para que não passasse de mais uma performance, ela tinha de incrementar diversos elementos, inclusive seu talento como flautista.
Lizzo toca flauta a mais de 20 anos, iniciando com o instrumento aos 10 de idade, quando participava de uma banda de fanfarra em sua escola. Em sua apresentação para o BET, a artista além de estar vestida como a temática do videoclipe, surgiu de um bolo gigante, rodeada de dançarinas de diversos tipos de corpos, e tocou flauta doce enquanto dançava ao mesmo tempo. Após o icônico momento, Lizzo recebeu aplausos de pé, inclusive de Rihanna, provando ali que ela podia de tudo e com todos.
Atualmente, só o clipe da performance acumula 31 milhões de visualizações, sendo considerado ali um marco da premiação.
Confira o momento aqui:
3. Nossa golpista predileta
Lizzo também já atacou como atriz. Em 2019, a cantora fez parte do elenco do filme americano “As Golpistas” de Lorene Scafaria, ao lado de nomes como Jennifer Lopez e Cardi B. A artista ocupa o papel da stripper Liz, a única mulher fora dos padrões da boate.
“O nome da minha personagem é Liz e ela é uma stripper que toca flauta . É como se tivesse sido escrito para mim. Ela é a que fala alto, a que conta as coisas para as amigas, sou meio que eu na vida real, os mesmos looks. Foi demais fazer. Foi muito, muito fácil entrar na personagem” disse Lizzo em uma declaração na época de estreia do filme.
O trailer dublado de “As Golpistas” você confere aqui:
4. Precisamos de tempo por aqui
O ano de 2019 trouxe diversos pontos positivos para Lizzo, inclusive um marco para a representatividade de mulheres gordas no audiovisual e música. O lançamento do videoclipe de Tempo, música da cantora em parceria com uma de suas maiores fontes de inspiração, Missy Elliott, respondeu diversos comentários gordofóbicos que começaram a aparecer sobre a aparência e conquistas da artista.
A produção traz diversas dançarinas gordas, além da cantora em um visual sexy brilhante, onde a mesma dança sem se preocupar com os arredores, enquanto usa um chapéu de cowboy vermelho e rima sobre amar suas diversas curvas.
Além disso, um dos maiores motivos que levam a cantora a se inspirar na parceira musical Missy Elliott, é o fato de que a rapper não se encaixava nos padrões para a época em que estourou. Missy sempre utilizou roupas maiores, calças mais largas e seu estilo de rima era mais escrachado. A combinação das duas foi explosiva, ocasionando em mais de 37 milhões de visualizações no videoclipe oficial da canção.
Este, você confere aqui:
5. Bem para caramba
No ano de 2016, a rapper lançou o single Good As Hell pela Nice Life Recording Company. A música seria originalmente trilha sonora do filme Barbershop: The Next Cut tanto que, seu primeiro videoclipe foi gravado em um salão de beleza, cheio de mulheres diferentes.
Os versos da melodia falam sobre superação, e o processo de autocuidado que você deve assumir consigo mesmo após o encerramento daquele ciclo. Em 2019, voltando às paradas por se tornar trilha sonora de diversas séries, como The Bold Type, Lizzo trouxe um remix da canção com a cantora Ariana Grande, assim como um novo videoclipe. Neste, a cantora aparece ainda mais empoderada que na primeira versão, trazendo diversos trechos que ilustram sua infância e adolescência na escola onde estudou.
Neste segundo vídeo, é possível enxergar como a cantora traz diversidade e amor próprio para diversas pessoas com diversos backgrounds. É mais uma vez o poder da Lizzo na representatividade sendo demonstrado em forma de arte.
A primeira versão do clipe você encontra a seguir:
E a segunda versão do videoclipe aqui:
6. (EXTRA) Menção honrosa ao suquinho
Além de todas as produções citadas, a música Juice, lançada em 2019, é um hino para o empoderamento feminino gordo. Tanto a música quanto o videoclipe são estrondosos, onde a direção de arte da produção possui referências a cantora Aretha Franklin, uma das maiores inspirações de Lizzo na música.
Rumors vem aí!
Lizzo usou suas redes sociais para a divulgação do seu próximo single Rumors, onde terá a participação da rapper renomada Cardi B, que também utilizou a mesma rede social para anunciar a surpresa da sua presença na melodia. A estreia acontece nesta sexta-feira (13) e a colaboração já está deixando os fãs ansiosos.
me n @lizzo dropping this Friday 😘 yall ready? pic.twitter.com/wMkyzDSPvw
— iamcardib (@iamcardib) August 9, 2021
Nós fazemos parte do clube dos que amam as cantoras e estamos ansiosos pela parceria. E vocês? O que acham da Lizzo? Comente aqui embaixo! No entanto, não deixe de seguir o QN nas redes sociais.