12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio

12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio

No dia 24 de outubro de 2008, o mundo recebia o terceiro filme da franquia de High School Musical. Desta vez Troy, Gabriella, Sharpay, Ryan, Chad e Taylor estavam finalmente se formando no colégio. O primeiro filme da trilogia surgiu em 2006, e o segundo já no ano seguinte. Os três filmes têm a direção do incrível Kenny Ortega, que parece nunca errar uma produção de um musical, ainda mais quando se trata de filme e série adolescente.

12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures

A trilogia de High School Musical trabalha com a história dos seis adolescentes, que passam juntos pelo ensino médio. Lógico, de uma forma muito mais romantizada, até porque ninguém de fato sai cantando sobre as coisas que acontecem no dia a dia – os filmes realmente tem uma música para cada situação, o que torna tudo incrível, mas é muito fora da nossa realidade. Mas a vida fica mais fácil quando se tem uma música para te ajudar a expressar seus sentimentos, sempre.

Gabriella, personagem de Vanessa Hudgens, conhece TroyZac Efron – na virada do ano, sem imaginar que o encontraria de novo em seu novo colégio, onde também conhece SharpayAshley Tisdale -, RyanLucas Grabeel, ChadCorbin Bleu e TaylorMonique Coleman. Outros personagens vão ganhando suas relevâncias ao longo dos filmes, mas já vamos chegar a este ponto, até porque o nosso foco é o terceiro filme.

Entre romances, viagens, diversão e competições, os amigos finalmente chegam no seu tão sonhado ano de formatura. Agora um pouco mais velhos, novas e importantes decisões precisam ser tomadas, e durante o filme, a gente consegue acompanhar todas os novas dramas dos adolescentes, e claro com muita dança e muita música.

12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures

Para quem já se formou no colégio, assistir ao terceiro musical de High School Musical é um tanto quanto nostálgico, porque por mais que não seja tudo tão perfeito e romantizado, todas as dúvidas e decisões realmente são verdadeiras. As decisões precisam sim ser tomadas, e a sensação de estar deixando anos da sua vida para trás, deixando todos os seus amigos, suas histórias, é um pouco desesperador. E para quem ainda não se formou, com certeza vai passar por tudo isso, e relaxa, vai dar tudo certo e vai ficar tudo bem. 

Não podemos deixar de fora a brilhante produção de Kenny Ortega, que já trabalhou nas mais icônicas cenas de musical que o cinema e a televisão já viram como Dirty Dancing, Curtindo a Vida Adoidado e o tão incrível Michael Jackson: This Is It. Todo trabalho do diretor, coreógrafo e produtor é impecável, não tem uma cena que esquecemos. E talvez seja por isso mesmo que a trilogia é tão icônica e inesquecível, principalmente para aqueles que cresceram assistindo os filmes.

Veja também: Depois de 13 anos, diretor de High School Musical confirma que Ryan é gay.

O terceiro filme da franquia começa com o que seria o último jogo dos Wildcats, e já logo temos também uma música. Now or Never é a música que é cantada por Troy, com a participação de todos os colegas de time, para incentivar a todos a ganhar o último jogo juntos. Claro, não poderia ser diferente para os astros do basquete! Também já começamos vendo a incerteza sobre o relacionamento de Troy e Gabriella, já que Troy não sabe ao certo o que quer fazer e ela, por sua vez, já tem algumas faculdades em mente. Vemos também a preparação para o que seria a última apresentação dos amigos, que agora contam com a participação de Kelsi NielsenOlesya Rulin, Zeke Baylor Chris Warren Jr., Martha CoxKaycee Stroh e Jason CrossRyne Sanborn

Contamos com três personagens novos: Tiara Gold, personagem de Jemma McKenzie-Brown; Jimmie Zara, personagem de Matt Prokop e Donny, papel de Justin Martin. Eles seriam os três alunos que ‘substituiriam’ os adolescentes em cargos que assumiram durante o ensino médio, como por exemplo, Sharpay iria deixar seu cargo no teatro e Tiara assumiria. Mas, juntos, todos se preparam para a grande apresentação dos formandos, e entre indas e vindas e muita risada, a tão esperada apresentação acontece e com certeza é um dos números musicais mais legais do filme. 

12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures

Não vamos te dizer como High School Musical termina, claro, até porque se você ainda não assistiu, é um dos musicais que valem a pena ver, mas desde o começo até a formatura. O penúltimo ato musical do filme é a cena onde Ryan, Sharpay, Martha, Kelsi, Gabriella, Troy, Taylor, Chad, Zeke e Jason estão colando grau, que nada mais é do que a cerimônia para pegar o seu diploma de conclusão de curso. Nesta cena, a tão icônica Sra. Darbus, personagem da Alyson Reed, faz a entrega e também anuncia aos pais que estão assistindo, as faculdades que cada um escolheu ir. Claro, não é assim que funciona uma colação de grau de verdade, ainda mais aqui no Brasil. Quando nos formamos na escola, o mestre da cerimônia apenas chama o nome do aluno que sobe ao altar para pegar o diploma e depois senta em seu lugar novamente. 

Mas é neste momento em que todos percebem que acabou, que todas aquelas histórias vividas agora serão apenas memórias e boas histórias para serem contadas, porém cada um vai sim seguir o seu caminho. E por óbvio, a formatura não poderia ser diferente. Um grande número musical com bastante cantoria e dança, uma coreografia impecável e com toda certeza, mais um acerto do Kenny Ortega. A emoção de estar reunido com todos aqueles que passaram anos ao seu lado, alguns amigos que você leva para a sua vida toda, para uma última cerimônia no colégio é algo que é passado muito bem pelo filme, e vivido muito bem por nós, estudantes, que se formam no colégio. 

12 anos de High School Musical: Ano de Formatura | Expectativas e realidade sobre o ensino médio
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures

Apesar dos três filmes serem cheios de músicas e danças – muito legais inclusive – temos que entender que na vida real as coisas não são bem assim, não é mesmo? Muitas emoções são sim parecidas, decisões, brigas, confusões. Mas temos que manter o nosso pé no chão e entender que a Disney vende muito essa romantização das coisas, que faz parte das histórias que eles criam. Podemos entender bem o que é essa romantização no filme de 2019 Megarromântico, que conta a história de Natalie, uma arquiteta que não acredita no amor e depois de sofrer uma pancada em sua cabeça e passa a viver uma comédia romântica em um universo paralelo. (Via: Francamente, Querida!)

Mas e você, já assistiu aos filmes de High School Musical? Já viu o terceiro? Nos conte nos comentários! E se ainda não viu, por favor, assista!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.