Crítica | Esqueceram de mim no lar, doce lar é nostálgico, mas não

É inevitável assistir Esqueceram de mim no lar, doce lar sem que se tenha em mente o sucesso produzido décadas atrás. Com essa expectativa em vista, o público recebe atuações e roteiro pouco inovadores e convincentes. Além de fórmulas antigas que se repetem à exaustão.

O filme cumpre seu dever de divertir. Além de lembrar que uma das épocas mais queridas se aproxima. Também há algumas surpresas para os expectadores. Como o retorno de personagens dos primeiros filmes e referências nostálgicas. Porém esses são os únicos pontos que tornam experiência agradável. O enredo é simplório, forçado e sem grandes reviravoltas, apesar de propor um desfecho diferente do apresentado nos primórdios da franquia.

Por sua vez, o enredo se divide em dois grandes núcleos. De um lado a família Mercer e Max (Archie Yates) e do outro, os McKenzie, Pam (Ellie Kemper) e Jeff McKenzie (Rob Delaney). Em busca de uma virada de 180°, os McKenzie são um casal menos afortunado que, prestes a venderem sua casa, suspeitam de Max como o responsável pelo furto de um peculiar item que poderia mudar a sorte da família.

Confira também:

Na trajetória em busca do objeto, os dois sofrem com as famosas e clássicas armadilhas e lesões consagradas nos anos noventa. Nesta altura do filme, os constantes exageros deixam o roteiro cansativo. Mas, o final traz a mensagem mais importante: não importa onde, importa com quem você está, seus queridos.  

O protagonista, é uma criança insegura, acanhada e fruto de um lar emocionalmente bagunçado (qualquer semelhança é mera coincidência). Novamente o título é levado em consideração no roteiro. Um menor de idade esquecido por uma família desleixada, que deve então lidar com as desventuras (e aventuras) da solidão, às vésperas do feriado mais famoso do mundo ocidental.

Mesmo com a beleza da mensagem de esperança e harmonia natalinas. Elas não suprem as expectativas de um público que já conhece o clássico Esqueceram de mim, protagonizado por Macaulay Culkin. Numa onda de reboots e retomada de franquias famosas e consagradas, fica o questionamento: quando é de fato necessário reabrir ciclos encerrados? Entretanto para um entretenimento despretensioso vale a experiência. Esqueceram de mim no lar, doce lar está disponível para o público na Disney+.

Crítica

Título: Esqueceram de mim no lar, doce lar

Direção: Dan Mazer

Elenco: Archie Yates, Ellie Kemper, Rob Delaney, Devin Retray e Aisling Bea

Nota: 2/5

Aliás, ficou curioso para assistir? Era fã dos primeiros filmes? Então conta para sua opinião sobre o reboot!

Bruna Rocha