Aconteceu hoje, 09, uma coletiva de imprensa para o lançamento do filme L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor. Na coletiva estava a diretora Claudia Jouvin e, a produtora Carolina Jabor. Também haviam nomes do elenco, como Mariana Ximenes, Debora Lamm, Érico Brás e Luís Miranda. A principal pauta da conversa, foi sobre como a comédia e o cinema podem ser importantes para tratar problemáticas sociais e políticas, como o machismo.
L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor (2021) conta a história de três mulheres, que passam por diversos tipo de abuso, inclusive em seus relacionamentos amorosos. Então resolvem fazer terapia em grupo na L.O.C.A, porém com a amizade inusitada das três, a terapia se transforma em planos de vingança. Estrelado por Mariana Ximenes, Debora Lamm e Roberta Rodrigues, o filme de comédia traz a discussão dos abusos femininos, afetivos e psicológicos, levando diretamente ao ponto em que uma mulher abusada é chamada de louca.
Na coletiva, Lamm aponta para como a comédia é importante para discussões como essas, ela declara seu argumento:
“A comédia normalmente vem disfarçada de despretensão, então ela atravessa o expectador, pois ela pega ele desprevenido. É uma potência de comunicação muito forte e muito transformadora, a comédia é uma das nossas ferramentas de revolução, como artistas.”
Ela ainda foca na temática do filme dizendo:
“Sou chamada de louca todo dia, toda mulher é, toda vez que um homem não tem argumento, ele chama uma mulher de louca.”
Confira também:
Jouvin, que além de dirigir o filme, também é o nome responsável por trás do roteiro, conta que a ideia saiu de memes da internet, feitos com mulheres que tinham histórias de relacionamentos tóxico. Porém, ela também declara que optou pela história cómica, para tratar o que já passou:
“Já passei por relações tóxicas, situações brutais, que me fizeram questionar se eu era louca, errada. Acho que como contadora de história e lembrando do papel político da comédia, é quase uma missão pessoal falar sobre isso.”
Ximenes ainda citou acontecimentos recentes para argumentar sobre a importância da comédia como discurso político:
“A comédia é um balsamo acolhedor nesses tempos difíceis. Mas como Paulo Gustavo, símbolo da comédia e cinema brasileiro provou, através dela você deve tratar assuntos difíceis também. Em tempos de incêndio da Cinemateca, é uma dádiva fazer um filme que vai gerar entretenimento e provocação.”
Contudo, as vinganças de Manuela, Elena e Rebeca já estão disponíveis no Telecine. Depois desses discursos na coletiva, é possível ver que o assunto vai além de vingança. Conta para gente ficou ansioso para conferir? Assiste e compartilha com as amigas que estão naquele relacionamento terrível que você já cansou de alertar, certeza que com um pouco de risada, vai ficar mais fácil tratar esse assunto.