L.O.C.A | Equipe levanta assuntos sérios na coletiva de lançamento

Aconteceu hoje, 09, uma coletiva de imprensa para o lançamento do filme L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor. Na coletiva estava a diretora Claudia Jouvin e, a produtora Carolina Jabor. Também haviam nomes do elenco, como Mariana Ximenes, Debora Lamm, Érico Brás e Luís Miranda. A principal pauta da conversa, foi sobre como a comédia e o cinema podem ser importantes para tratar problemáticas sociais e políticas, como o machismo.

L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor (2021) conta a história de três mulheres, que passam por diversos tipo de abuso, inclusive em seus relacionamentos amorosos. Então resolvem fazer terapia em grupo na L.O.C.A, porém com a amizade inusitada das três, a terapia se transforma em planos de vingança. Estrelado por Mariana Ximenes, Debora Lamm e Roberta Rodrigues, o filme de comédia traz a discussão dos abusos femininos, afetivos e psicológicos, levando diretamente ao ponto em que uma mulher abusada é chamada de louca.

Na coletiva, Lamm aponta para como a comédia é importante para discussões como essas, ela declara seu argumento:

A comédia normalmente vem disfarçada de despretensão, então ela atravessa o expectador, pois ela pega ele desprevenido. É uma potência de comunicação muito forte e muito transformadora, a comédia é uma das nossas ferramentas de revolução, como artistas.”

Ela ainda foca na temática do filme dizendo:

“Sou chamada de louca todo dia, toda mulher é, toda vez que um homem não tem argumento, ele chama uma mulher de louca.”

Confira também:

Jouvin, que além de dirigir o filme, também é o nome responsável por trás do roteiro, conta que a ideia saiu de memes da internet, feitos com mulheres que tinham histórias de relacionamentos tóxico. Porém, ela também declara que optou pela história cómica, para tratar o que já passou:

“Já passei por relações tóxicas, situações brutais, que me fizeram questionar se eu era louca, errada. Acho que como contadora de história e lembrando do papel político da comédia, é quase uma missão pessoal falar sobre isso.”

Ximenes ainda citou acontecimentos recentes para argumentar sobre a importância da comédia como discurso político:

“A comédia é um balsamo acolhedor nesses tempos difíceis. Mas como Paulo Gustavo, símbolo da comédia e cinema brasileiro provou, através dela você deve tratar assuntos difíceis também. Em tempos de incêndio da Cinemateca, é uma dádiva fazer um filme que vai gerar entretenimento e provocação.”

Contudo, as vinganças de Manuela, Elena e Rebeca já estão disponíveis no Telecine. Depois desses discursos na coletiva, é possível ver que o assunto vai além de vingança. Conta para gente ficou ansioso para conferir? Assiste e compartilha com as amigas que estão naquele relacionamento terrível que você já cansou de alertar, certeza que com um pouco de risada, vai ficar mais fácil tratar esse assunto.

Bruna Rocha