Crítica | Um Match Surpresa com Nina Dobrev pode ser clichê mas está cheio de analogias sobre o amor moderno

Crítica | Um Match Surpresa com Nina Dobrev pode ser clichê mas está cheio de analogias sobre o amor moderno

Apesar do novo filme com Nina Dobrev (The Vampire Diaries, 2009-2017) ser mais um clichê de comedia romântica natalino, Um Match Surpresa proporciona diversas analogias para os relacionamentos da modernidade. Atualmente muitas pessoas usam aplicativos de relacionamento, buscando encontrar a pessoa certa. Sendo assim, no novo filme da Netflix, está claramente explicito como esses aplicativos destacam a beleza como a principal característica de uma pessoa.

Natalie Bauer (Nina Dobrev) escreve sobre seus encontros e desencontros que o aplicativo de relacionamento, Flirt Allert proporciona. Ela está em busca do amor verdadeiro e, depois de muitas decepções, ela finalmente conhece Tag. Entretanto, Tag mora em outra cidade, a quilômetros de distância de Natalie. Depois de muita conversa online, a jornalista decide surpreender Tag no Natal, lhe fazendo uma visita surpresa. Mas, quem está prestes a se surpreender é Natalie, pois Tag não é quem ele diz ser.

Depois de ser enganada por Tag, quem é na verdade Josh (Jimmy O. Yang), a garota decide ir beber no bar da pequena cidade. E mais uma vez, Natalie é surpreendida quando descobre que a pessoa que Josh fingiu ser (Tag), realmente existe. A partir disso, Natalie e Josh fazem um acordo, ela terá que fingir para a família do garoto que é sua namorada e Josh a ajudará a conquistar o verdadeiro Tag (Darren Barnet). A similaridade com outras comédias românticas é sutil, porém não passam despercebidas. No filme A Verdade Nua e Crua (2009) e A Proposta (2009), temos enredos similares, onde o casal protagonista precisa se desdobrar para que nenhum dos lados descubram suas façanhas.

Mensagens que o filme quis mostrar

No entanto, apesar das similaridades, o diretor Hernán Jiménez soube passar diferentes mensagens a respeito do amor e das peculiaridades de cada pessoa. Josh é um garoto muito inseguro e com baixa autoestima, ele tem medo de mostrar para a família quem é e do que gosta. Enquanto Natalie tenta ser outra pessoa só para agradar Tag, uma pessoa que ela mal conhece e que possui opiniões totalmente diferentes da dela.

Confira também:

Outro ponto importante que o filme traz, é que o amor não é e nunca será perfeito, mas precisa ser, acima de tudo, honesto. Ao viver uma mentira, Natalie e Josh magoam outras pessoas só para conseguir o que querem, sem se importar com as consequências. Eles julgam os erros um do outro, mas esquecem de olhar para os próprios erros e defeitos.

As analogias e mensagens implícitas e explicitas em Um Match Surpresa, são muitas, algumas mais originais, outras nem tanto. Mas o foco principal é mostrar o amor moderno, como nos dias de hoje a aparência virou um aspecto de grande importância quando se namora online.

Referências a outros filmes

A nova produção da Netflix faz de forma proposital, diversas referências a outras produções, principalmente ao clássico filme de comédia romântica natalino, Love Actually (Simplesmente Amor) de 2003. Além de citar algumas cenas e opiniões a respeito de Love Actually, o nome original em inglês de Um Match Surpresa (Love Hard) também foi escolhido de forma proposital. Outra produção mencionada é o filme Die Hard (Duro de Matar) de 1988, que é o filme favorito de Natal de Natalie. Onde é possível ver a homenagem que o diretor fez com o título original. Love Actually + Die Hard = Love Hard.

Um Match Surpresa é um filme leve e divertido de assistir. Um filme fofo e com muitos clichês românticos, mas que traz uma mensagem importante e faz o telespectador se apaixonar e rir junto com os personagens. A nova produção já está disponível no catálogo da Netflix para todos os assinantes.

Crítica: Um Match Surpresa

Elenco: Nina Dobrev, Darren Barnet, Jimmy O. Yang, Harry Shum Jr. e Mikaela Hoover
Direção: Hernán Jiménez
História: Danny Mackey e Rebecca Ewing

Nota: 3,5/5

E você, gosta de comédias romanticas natalinas? Então conta para gente o seu preferido! Mas não deixe de seguir o Quarto Nerd no instagram para não perder nenhuma crítica.

Veronicca Fernandes
Estudante de jornalismo, vegetariana e redatora d'O Quarto Nerd. "Livros muitas vezes são melhores companhias do que pessoas"