6 filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar de 2024

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a pré lista dos filmes nacionais selecionados para concorrer ao Oscar de 2024. Ou seja, um dos escolhidos dessa lista será o filme indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional. É uma honraria que muito almejam.

A princípio, a lista contava com 28 longas que haviam sido considerados aptos a representar o Brasil na maior premiação internacional. Porém, os 25 membros da Academia Brasileira de Cinema elegeram seis produções para a nova lista. Venha conosco conhecer cada um dos filmes:

Retratos Fantasmas

Novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) é um documentário sobre as mudanças sociais e arquitetônicas que ocorreram em Recife ao longo dos últimos 100 anos. Assim, o filme mescla imagens documentais, contituídas em sua maioria de imagens de arquivos, e imagens de seus filmes como Aquarius e O Som Ao Redor. Dessa forma, temos um filme rico em conteúdo contado de uma forma bem diferente da que estamos acostumados.

O filme está passando em alguns cinemas do Brasil.

Urubus

Antes de mais nada, Urubus é um filme de 2021 dirigido por Claudio Borelli. O filme conta a história de Trinchas (Gustavo Garcez), o líder de um grupo de pichadores que escala altos prédios para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de arte, surge uma paixão entre eles. Depois que há uma intervenção de pichadores durante a 28ª Bienal de São Paulo, a arte deles será questionada.

Você pode ver Urubus alugando o filme pelo GooglePlay e AppleTV.

Pedágio

Dirigido por Carolina Markowicz (Carvão) e estrelado por Maeve Jinkings (Bacurau). No filme, Suellen é uma cobradora de pedágio que decide enviar seu filho para uma caríssima “cura gay”. Por isso, ela deve encontrar uma maneira de fazer dinheiro extra. Assim descobre uma forma ilegal de ganhar dinheiro com seu trabalho.

Pedágio retrata a opressão e a violência sofrida pela população LGBTQIA+. O filme também foi selecionado para participar do Festival do Rio 2023.

O filme ainda não tem trailer ou previsão de estrear no Brasil.

Noites Alienígenas

Noites Alienígenas acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância que cresceram na periferia de Rio Branco. O trio se reencontra a partir de uma tragédia em comum. Dirigido por Sérgio Carvalho, a trama une a Amazônia urbana e a ancestralidade dos povos tradicionais.

Você pode assistir ao filme na Netflix ou alugar na GooglPlay e AppleTV.

Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha

Nosso Sonho é a cinebiografia da dupla Claudinho (Lucas Penteado) e Buchecha (Juan Paiva). Dessa forma o título remete a uma das canções mais conhecidas da dupla. O filme retrata como a amizade se transformou em força, superação e conquista. Isso pois a dupla saiu da periferia e alcançou o Brasil com seu funk melodioso.

O filme será lançado nos cinemas em 21 de Setembro mde 2023.

Estranho Caminho

Dirigido por Guto Parente, Estranho Caminho retrata o retorno de um cineasta ao Brasil após 10 anos longe da família. Durante o lockdown da pandemia de Covid-19, o personagem vê uma oportunidade de reconstruir o relacionamento com o pai ausente.

Apesar do filme não ter data de estreia para o Brasil, ele já passou no Festival Tribeca. E, por lá, ele recebeu prêmios importantes como Melhor Filme e Melhor Ator, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

Leia também:

Iremos descobrir qual longa nacional que será a indicação do Brasil para o Oscar de 2024 no dia 12 de Setembro.

Mas e você, já está na torcida por algum dos filmes? Lembrem que será ele o nosso grande representante no Oscar! Conte para a gente nos comentários.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Carol Prado