Oscar | 6 momentos icônicos da maior premiação do cinema

Sem dúvida, o Oscar é a maior cerimônia de todo cinema, premiando os melhores , em diversas categorias, tanto na atuação quanto na parte cenográfica. Posteriormente, a edição de 2023 acontecerá no dia 12 de Março.

Sem dúvida, o Oscar é a maior cerimônia de todo cinema, premiando os melhores , em diversas categorias, tanto na atuação quanto na parte cenográfica. Posteriormente, a edição de 2023 acontecerá no dia 12 de Março.

Entretanto, antes que a premiação ocorra, que tal conhecer alguns momentos icônicos da premiação entraram pra história?

1- O Oscar de Walt Disney

Durante a 11ª Edição da premiação em 1939, Walt Disney ganhou reconhecimento por sua influencia ao cinema com Branca de Neve e os 7 anões (1938), ao subir ao palco para receber sua estatueta, juntamente com a jovem talento Shirley Temple.

Entretanto, o dono da Estúdios Disney não sabia que além do premio, ele ganharia ainda 7 outras pequenas estátuas representando os anões.

2- Primeira indicação (e vitória) de uma pessoa preta

Um ano após Disney ganhar sua estatueta, a edição de 1940 se tornou icônica por ser a primeira a ter uma indicação e a vitória de uma pessoa preta na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, o que consequentemente gerou várias polemicas.

Hattie McDaniel ganhou a estatueta passando por Olivia de Havilland, Geraldine Fitzgerald, Edna May Oliver e Maria Ouspenskaya. Entretanto, Hattie passou por diversos obstáculos devido ao racismo: filha de ex- escravos e diarista, não pode participar da premier de seu próprio filme, … E o Vento Levou (1939) pois o cinema aceitava apenas pessoas brancas, além disso, durante o próprio Oscar não pode sentar-se junto com seus colegas de filme. Por fim, seu ultimo pedido não pode ser realizado, já que o Cemitério Hollywood Forever não aceitava negros.

3- O Oscar póstumo de Heath Ledger

Concorrendo a Melhor Ator Coadjuvante por Cavaleiro das Sombras, Heath Ledger faleceu precocemente aos 28 anos, alguns dias antes edição de 2009, gerando comoção entre fãs e amigos do jovem ator.

Mesmo que concorrendo com grandes nomes, como por exemplo Robert Downey Jr. e Phillip Seymour Hoffman naquele ano, Heath ganhou a categoria. Inegavelmente numa áurea melancólica, seus pais e sua irmã aceitaram a premiação em seu lugar.

Veja também:

4- O Erro

Em 2017, cena mais bizarra da premiação aconteceu: o erro memorável na entrega de Melhor Filme.

A categoria da 89.ª cerimônia teve como apresentadores os veteranos Faye Dunaway e Warren Beatty, protagonistas de Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Bala (1967), que acabaram confundindo os envelopes e decretando La La Land como o ganhador da noite. Contudo, poucos minutos depois, com alguns do elenco no palco, um produtor disse que os atores tinham pegado o envelope errado e que Moonlight – Sob a Luz da Lua havia ganhado.

5- Primeiro Oscar para alguém com AIDS

A edição de 1992 da cerimonia marcou pelos atores, atrizes , produtores usando laços vermelhos em solidariedade à diversas estrelas que faleceram devido ao HIV/AIDS. Alan Menken, amigo de Howard aceitou o Oscar em seu nome, mas fez algo que surpreenderia a todos: deixou Bill Lauch, parceiro do dramaturgo fazer o discurso em seu lugar:

“É um momento agridoce: é o primeiro prêmio dado a alguém que perdeu sua vida para a AIDS” diz Bill contendo as lágrimas.

6- Invasão

Enquanto o ator David Niven fazia seu discurso inicial, Robert Opel, um ativista que possuia uma galeria em Los Angeles, invadiu o palco completamente nu, fazendo o sinal de paz. David perdeu a compostura e começou a rir. Posteriormente, Elizabeth Taylor, que apresentaria uma das categorias também caiu na gargalhada:

Então, quem ai está ansioso para a edição deste ano? Qual outro momento deveria estar na lista? Deixe nos comentários. Aliás, não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais – Twitter e no Instagram – para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações.

Achou algum erro na matéria ? Nos avise clicando AQUI

Natália Vieira
Nerd desde sempre, ama gatos e amante das artes visuais. Formada em Tecnologia da Informação, já leu muito livro e gosta de histórias bizarras e magicas