Quanto Vale? é um filme de 2020 baseado em fatos reais, que chegou ao Brasil pela Netflix. O longa mostra a realidade enfrentada pelas famílias das vítimas, após o atentado do dia 11 de setembro, em 2001. Assim como também, a missão do advogado Kenneth Feinberg de ressarcir as vítimas.
A princípio, o filme começa em uma sala de aula, um pouco antes do fatídico dia do atentado, onde Feinberg questiona seus alunos sobre uma questão importante: quanto vale uma vida?. Um questionamento que nós seres humanos devemos levar conosco. Visto que dinheiro nenhum no mundo é capaz de preencher o vazio deixado por uma pessoa que partiu.
Feinberg junto com a sua equipe, logo depois da tragédia se torna responsável pelo Fundo de Compensação as Vítimas do 11 de Setembro. Entretanto esse fundo criado pelo governo, tinha o intuito de beneficiar famílias, em que os falecidos do acidente tivessem uma contribuição maior ao Estado, em relação aos impostos. Atitude essa que só reforça o quanto os cidadãos com menor poder aquisitivo, são o mesmo que nada ao país.
Confira também:
Ao assistir o filme ele te introduz a ser empático e se colocar no lugar das pessoas atingidas. Assim como da mesma forma se revoltar com o descaso do governo em relação aos afetados, levando em consideração principalmente evitar os possíveis processos das vítimas, para não prejudicar a economia dos Estados Unidos.
Quanto Vale? é uma produção que com certeza o mundo precisa assistir, pois ela evidencia um dos acontecimentos mais tristes do planeta, que foi o 11 de setembro, destacando um lado pouco mostrado, que é o das famílias atingidas, onde infelizmente nem todas foram indenizadas como deveriam. O filme também te induz a se colocar no lugar do outro e perceber que a realidade do próximo, pode ser bem pior que a nossa, e da mesma forma enfatiza que a sociedade sempre preza por privilegiar os poderosos.
Crítica
Título: Quanto Vale ?
Direção: Sara Colangelo.
Roteiro: Max Borenstein.
Elenco: Michael Keaton, Stanley Tucci, Amy Ryan.
Nota: 5/5.