Crítica | Monstros no Trabalho não é para crianças, e está tudo bem

Crítica Monstros no Trabalho

Há 20 atrás a Pixar nos apresentou uma nova animação sobre uma empresa de energia comandada por nada menos que monstros! Ou melhor, nos apresentou a um mundo todo dessas criaturas. Tratava-se de Monstros S/A (2001).

Porém, agora duas décadas depois, a trama finalmente ganha uma sequência que explica os acontecimentos após o filme original. Assim, essa continuação, fica por conta da série Monstros no Trabalho (2021) do Disney+

Confira Também

O primeiro episódio começa logo depois do primeiro filme mostrando Sulley (John Goodman) e Mike Warzowski (Billy Crystal) assumindo a presidência da fábrica e aplicando a geração de energia via riso. Um pouco depois também somos apresentados, aos novos personagens. Como por exemplo, o novato Trevor Tuskmon (Ben Feldman) e à equipe de manutenção da fábrica, conhecida como MIFT.

Segundo a sinopse, a produção promete mostrar a vida de outros personagens além da dupla de protagonistas do filme. Entretanto, nos primeiros episódios, é bem visível o maior destaque ao monstro azul e seu amigo verde. Por vezes, fica claro como a Disney reciclou situações e piadas da obra original. Principalmente no terceiro episódio, quando Mike e Sulley precisam novamente cuidar de uma criança humana que fugiu de uma das portas.

Porém, por volta do quinto episódio, começa a ficar muito mais clara a intenção dos criadores. Monstros no Trabalho (2021) não é para as crianças de hoje, e sim para as crianças dos anos 2000 que viram o filme original ser lançado. Os protagonistas originais, estão lá para prender o público mas vão aos poucos dando cada vez mais espaço ao Trevor e a MIFT que passam a ser o foco da série.

Assuntos sérios marcam Monstros no Trabalho

Cenas de Monstros no Trabalho
Luto e Síndrome de Burnout, são retratados na série

Muitas situações e piadas fazem muito mais sentido para aqueles que já estão na casa do vinte e poucos anos. Afinal de contas, a série aborda constantemente relações no ambiente profissional e até mesmo precarização do trabalho. Embora tais coisas estivessem no filme original, agora elas parecem muito mais explícitas. Assim, torna-se impossível para todos os que estão vivendo seu início de carreira não se identificar com Trevor que precisa mostrar seu valor á equipe, constantemente.

Também há retratos da síndrome de burnout e até mesmo luto no meio corporativo. Pois, no penúltimo episódio, assistimos a uma MIFT homenageando um funcionário que faleceu devido ao triturador de portas.

Apesar de os temas serem bastante sérios, Monstros no Trabalho (2021) não deixa de ser uma série divertida, cheia de humor e que traz muita nostalgia às crianças dos anos 2000.

Pôster Monstros no Trabalho

Título: Monstros no Trabalho

Ano: 2021

Nº de Episódios: 10

Onde Assistir: Disney+

Nota: 5/5

Fernanda Silva
Profissional de marketing, estudante de jornalismo, apaixonada por música e e-sports, prefiro a Marvel do que a DC e gosto de assistir séries antigas.